O São Paulo mostrou força neste domingo e derrotou o Palmeiras por 2 a 1, com gols de André Dias e Éder Luis, no estádio do Morumbi, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time tricolor com 17 pontos, e a equipe alviverde com 18.
As duas equipes iniciaram a competição com rótulos de favoritas ao título. No entanto após campanhas irregulares, os clubes chegaram ao clássico deste domingo com a intenção de mostrar que são candidatos a conquistar o torneio.
O São Paulo não tinha vencido nas últimas três rodadas (empates com Cruzeiro, Ipatinga e derrota para o Náutico), e o Palmeiras vinha de uma seqüência de dois jogos sem vitórias (empates com Atlético-MG e Figueirense).
Esse foi o primeiro clássico entre Palmeiras e São Paulo depois do episódio do gás tóxico que atingiu os jogadores são-paulinos no Parque Antarctica, na partida do dia de 20 de abril, ainda pelo Campeonato Paulista. Desta vez nada aconteceu.
Para iniciar a partida, Muricy Ramalho optou por escalar Dagoberto ao lado de Borges no ataque. Com a contusão de Miranda, a defesa foi formada por Alex Silva, André Dias e Zé Luis –que em vários momentos avançou e ajudou o meio-campo.
Luxemburgo escalou como volantes Léo Lima e Martinez. Pierre, lesionado, não conseguiu se recuperar para participar do jogo. O lateral Leandro, de empréstimo renovado, foi escalado. No setor ofensivo, Kléber voltou ao time depois de cumprir dois jogos de suspensão.
Na maior parte do primeiro tempo, o São Paulo foi superior. Dagoberto se deslocava bastante em campo e embaralhava a defesa rival. No meio-campo, Joilson teve uma grande atuação. Ele marcava firme e também ajudava o time a criar as jogadas no ataque.
O resultado da superioridade inicial se refletiu no placar, que foi aberto aos 7min. Depois de uma rápida jogada pelo lado direito de Jorge Wagner, a bola foi cruzada, Marcos não conseguiu interceptar o lance, e André Dias não desperdiçou a oportunidade de fazer o gol são-paulino.
A equipe de Luxemburgo só mostrou força na parte final do primeiro tempo e assim equilibrou o jogo. Sem criatividade, a bola dificilmente chegava até Alex Mineiro, posicionado próximo da área.
No segundo tempo, os jogadores do Palmeiras avançaram a marcação e o time levou mais perigo à meta de Rogério Ceni. A equipe teve uma boa oportunidade de empatar, mas o chute cruzado de Kléber foi para fora.
O São Paulo continuou a jogar bem e respondeu logo em seguida com Dagoberto, que chutou por cima do gol.
Para tentar furar a marcação, Luxemburgo decidiu colocar o meia Evandro no lugar do lateral-direito Fabinho Capixaba. Ele também tirou Diego Souza e Léo Lima para as entradas de Denílson e Lenny.
No São Paulo, Borges saiu de campo com uma lesão no braço, e Aloísio entrou em sua vaga. Éder Luis também entrou em campo, no lugar de Dagoberto, e foi decisivo. Logo depois da substituição, ele chutou forte aos 39min para fazer o segundo gol.
O Palmeiras ainda descontou com um gol de cabeça do zagueiro Jéci, aos 48min, mas não teve tempo para empatar.
F.on.L