O Santos venceu o América, do México, por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, no estádio da Vila Belmiro, e assegurou classificação para a semifinal da Taça Libertadores da América.
Agora, a equipe paulista enfrentará na próxima fase outro time brasileiro, o Grêmio, que hoje superou o Defensor, do Uruguai, por 4 a 2 nos pênaltis –vitória por 2 a 0 no tempo regulamentar. Os jogos estão previstos para os dias 30 de maio e 6 de junho.
As duas equipes irão se enfrentar em virtude do regulamento da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que obriga dois times do mesmo país a se enfrentar na semifinal, independentemente do cruzamento das chaves.
Pelo cruzamento inicial da competição, o Santos enfrentaria nas semifinais o Cúcuta, da Colômbia, que eliminou o Nacional, do Uruguai. Os colombianos encaram o vencedor do duelo entre Boca Juniors, da Argentina, e Libertad, do Paraguai, que se enfrentam nesta quinta, em Assunção –houve empate por 1 a 1 na Argentina.
Apesar de fazer mistério na escalação, o técnico Vanderlei Luxemburgo manteve a formação do último coletivo e armou o time no 4-4-2 no jogo de hoje. Assim, a zaga foi formada por Adaílton e Ávalos, enquanto Jonas ganhou chance no ataque. O setor ofensivo foi reforçado pela necessidade da vitória –houve empate sem gols no primeiro jogo, no México.
Já o América, que trouxe apenas 14 jogadores para o Brasil, atuou com um time misto, já que disputará a final da Liga Mexicana, na próxima sexta-feira, contra o Pachuca.
FO