Eficiente ao extremo, o Santos não deixou o Corinthians ganhar seu primeiro clássico no ano. Mesmo sendo sufocado durante boa parte do jogo, o time de Vanderlei Luxemburgo bateu o de Emerson Leão por sonoros 3 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu.
Foi uma noite totalmente santista, tanto na capital paulista como em Belo Horizonte, onde o Cruzeiro derrotou o Inter. Com os dois resultados, o time da Vila Belmiro subiu para o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro com 46 pontos, sete a menos que o líder São Paulo. O Corinthians, que não perdia há nove jogos, é o 16.º, ameaçado pelo rebaixamento, com 32.
O placar do Pacaembu não correspondeu ao que foi o jogo. O Corinthians foi superior durante boa parte do tempo mas parou na falta de pontaria e na ótima atuação do goleiro Felipe, que substituiu Fábio Costa, machucado, logo aos sete minutos. O capitão santista lesionou os ligamentos do ombro direito numa queda após sair do gol e precisou deixar o gramado.
O Corinthians logo se impôs, graças à movimentação do trio Rosinei, Roger e Amoroso, que criou boas jogadas. Em menos de 20 minutos de partida, foram três chances claras perdidas, duas delas com Rosinei de frente para o gol.
Tímido no início, o Santos foi se soltando aos poucos e “achou” seu primeiro gol aos 40 minutos, numa bela cobrança de falta de Kléber no ângulo esquerdo de Marcelo. Aí foi a vez do Corinthians perder Emerson Leão, expulso por reclamar do árbitro Wilson Luiz Seneme. Ainda assim, já nos acréscimos, o time do Parque São Jorge criou outra boa oportunidade: o baixinho Roger cabeceou na área e obrigou Felipe a fazer ótima defesa.
Na etapa final, o Corinthians continuou dominando e o Santos se segurando em Felipe e arriscando nos contra-ataques. Aos 15 minutos, Leão, das tribunas, abriu mão de um zagueiro e do esquema com um atacante apenas. Tirou Marquinhos e Renato e pôs Ramón e Rafael Moura.
O que se viu a partir daí foi um sufoco – desordenado, às vezes – corintiano, graças ao recuo excessivo do Santos. O time de Parque São Jorge alugou o campo de defesa do rival, mas pecou no último passe e esbarrou de novo no garoto Felipe.
Como na primeira etapa, o Santos marcou nas poucas vezes em que chegou com perigo. Matou o jogo em dois contra-ataques seguidos. Aos 33, Leandro, que havia entrado no intervalo, acertou uma bomba no canto direito. Dois minutos depois, Zé Roberto recebeu de Tabata e tocou na saída de Marcelo. Na comemoração, provocou a torcida corintiana e foi expulso.
Poucos minutos depois, o Corinthians perdeu de vez a cabeça. Magrão deu uma entrada violenta em Leandro e foi expulso. O goleiro Marcelo deu um chute na cabeça do atacante, caído no gramado, mas nem o árbitro e o assistente viram.
Ficha técnica:
Corinthians 0 x 3 Santos
Gols: Kléber, aos 40 minutos do primeiro tempo; Leandro, aos 33, e Zé Roberto, aos 35 minutos do segundo tempo.
Corinthians: Marcelo; Marinho, Marquinhos (Ramón) e Marcus Vinícius; Rosinei, Marcelo Mattos, Magrão, Renato (Rafael Moura), Roger e César; Amoroso. Técnico: Emerson Leão.
Santos: Fábio Costa (Felipe); Denis, Ronaldo, Luiz Alberto e Kléber; Maldonado, Cleber Santana, André Luiz (Rodrigo Tabata) e Zé Roberto; Rodrigo Tiuí e Wellington Paulista (Leandro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP).
Cartões amarelos: Magrão, Wellington Paulista, Kléber, Marcelo Mattos, Marquinhos, Ronaldo, Zé Roberto, Maldonado, Leandro e Marcus Vinícius.
Cartões vermelhos: Zé Roberto e Magrão.
Público: 21.143 pagantes.
Renda: R$ 342.650,00.
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).