Com dois gols de Kléber Pereira, o Santos empatou com o Atlético-MG por 2 a 2, neste domingo, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro-2007. Agora, segundo os cálculos do treinador Vanderlei Luxemburgo, o Santos precisa de mais cinco pontos para chegar à Libertadores-2008.
A equipe está na segunda colocação do torneio, com 59 pontos. Já o Atlético-MG possui 46 e ainda está ameaçado pelo rebaixamento.
Neste domingo, Luxemburgo teve problemas para escalar o time. Fábio Costa, Maldonado e Adoniran estavam lesionados. Rodrigo Souto, Adaílton, Rodrigo Tabata, suspensos, também não puderam participar da partida.
Como precisava da vitória, o treinador armou um time ofensivo com a dupla Pedrinho e Petkovic no meio-campo. No ataque, o técnico apostou em Marcos Aurélio e Kléber Pereira. Mas a tática não funcionou no começo do jogo.
Mesmo na casa do adversário, o técnico do Atlético-MG, Emerson Leão, não deixou o seu time recuado. Na etapa inicial, a equipe mineira, com muita velocidade, dominou a partida.
Não demorou muito para o Atlético-MG abrir o placar. Ao tentar tirar a bola, o zagueiro Marcelo, do Santos, errou o chute e fez gol contra aos 8min.
Animada, a equipe mineira continuou no ataque e quase ampliou a vantagem. Aos 13min, Vanderlei tocou de cabeça, mas o goleiro Felipe impediu o gol. Sete minutos depois, Éder Luís fez linda jogada, passou pela defesa e chutou. Novamente, o substituto de Fábio Costa defendeu.
Além de atacar com perigo, o Atlético-MG marcava muito bem os principais jogadores adversários.
No segundo tempo, Luxemburgo fez duas substituições. Colocou em campo Vitor Júnior e Renatinho e tirou Petkovic e Dionísio. Com as alterações, a equipe passou a jogar melhor.
Porém, o Atlético-MG voltou a assustar logo no começo da etapa final. Ligeiro, Éder Luís passou pela marcação, mas, na hora de finalizar, mandou a bola para fora.
O Santos reagiu em campo e, aos 7min, empatou a partida. Ao tentar driblar, Marcos Aurélio foi derrubado na área. O árbitro Leonardo Gaciba marcou o pênalti. Na cobrança, Kléber Pereira não desperdiçou a oportunidade.
A equipe santista quase virou aos 13min, com Pedrinho, mas o goleiro do Atlético-MG defendeu. O Santos continuou a pressionar e, aos 31min, conseguiu marcar o segundo gol. Kléber Pereira recebeu a bola na área, girou e fez um belo gol.
Aos 34min, o Atlético-MG empatou o jogo. Após Coelho bater uma falta, Eduardo cabeceou e a bola, antes de entrar, bateu no lateral santista Baiano.
No fim da partida, o Santos permaneceu no ataque, mas não conseguiu superar o goleiro Juninho.