Quem ama se deliciar com o leve sabor do elegantíssimo salmão, agora terá um ótimo motivo para consumir pratos com o delicioso, ainda mais quando forem acrescidos com a poderosa semente da linhaça. Estudos revelam que o ômega-3, nutriente famoso nesses alimentos, é um grande aliado na redução da dor.
Assim afirmam pesquisadores da Universidade York, em Toronto, localizado no Canadá. Os especialistas publicaram um artigo na revista Pain, da Associação Nacional do Estudo da Dor, na qual revelaram que suplementos com o ômega-3, gordura poliinsaturada presente em grande quantidade em peixes de águas frias e profundas, como o salmão e a sardinha, podem diminuir as dores geradas por inflamações, atuando como um verdadeiro analgésico. A boa notícia também foi divulgada no II Congresso brasileiro de Nutrição Integrada, realizado em São Paulo.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados 17 estudos, percebendo que os pacientes que consumiram a substância durante um período de três a quatro meses, disseram sentir menos dores reumáticas e cólicas menstruais. Os cientistas do estudo só não sabem dizer, por enquanto, qual a dose eficaz e ainda observaram que algumas pessoas são mais suscetíveis a esse efeito que outras.
A explicação desses resultados está no fato de que, no processo da ingestão, o ômega-3 quebra-se em substâncias menores que têm uma ação antiinflamatória nas células. A indicação geral é de que a população consuma salmão e sardinha frescos três vezes por semana, ainda que, como foi dito, não se saiba ao certo qual a quantidade eficaz para amenizar as dores.
Sendo assim, depois de saber tudo isso, fique a vontade para consumir esses poderosos das águas frias e profundas do mar.
UlSe