A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) realizam nos dias 27 e 28 de agosto o 1º Seminário de Vereadoras, no auditório da Famato, localizado no Centro Político Administrativo. Com o tema, “Mulher e Poder Político, uma relação necessária”, o evento é voltado às vereadoras eleitas em Mato Grosso no ano passado, com o objetivo de capacitá-las, promovendo debates sobre assuntos inerentes a função legislativa, além de discutir o papel da mulher na política. Em torno de 80% das mulheres parlamentares no estado assumiram o cargo pela primeira vez.
De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, o evento vem ao encontro da necessidade de incentivar a participação da mulher na política que, infelizmente, ainda é inexpressiva. “Vivemos em universo machista e a mulher tem dificuldade para conseguir se eleger. A Ucmmat fez recentemente um encontro voltado aos vereadores e agora queremos levar orientações para que as mulheres possam desenvolver um bom trabalho como vereadora”, afirma Janete Riva.
Entre as lideranças femininas do cenário político nacional convidadas estão: a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que vai ministrar palestra com o tema “O Desenvolvimento Sustentável Sob a Ótica Feminina”, e da Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins, Doris Miranda, que abordará “A Engenheira do Planejamento”. Ambas confirmaram presença.
A juíza federal Adverci Rates Mendes de Abreu, que já atuou como juíza-membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também será uma das palestrantes. A magistrada vai discorrer sobre “O Papel da Mulher na Política – Perspectiva Histórica”. No dia 28, as atividades iniciam com a Mesa Redonda “Políticas Públicas para a Mulher – a Defesa de nossos Direitos”, com a participação da procuradora da Defensoria Pública de Mato Grosso, Danielle Biancardini, da promotora Lindinalva Corre, da juíza Amini Haddad e da secretária Especial de Políticas para Mulheres, Maria Elisabeth Pereira.
O presidente da Ucmmat, Aluízio Lima, lembra que apesar da cota mínima de 30% para candidatas do sexo feminino, o percentual de participação ainda é inferior. Conforme ele, menos de 15% das mulheres tem ocupado as vagas destinadas a elas. “Esse evento é ímpar no estado. É uma forma de valorizar as mulheres e fomentar a liderança política feminina mato-grossense, incentivando-as entrar na política”, considera.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.ucmmat.org. Estão sendo oferecidas 300 vagas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3324-1197 e 3324-1269.
Sala da Mulher e UCMMAT realizam 1º Seminário de Vereadoras
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real.
Siga-nos nas nossas redes sociais!