Já está tudo pronto para o XII Encontro de Primeiras Damas, Gestores e Técnicos Sociais do Estado de Mato Grosso. O evento, sob a coordenação da presidente da Associação das Primeiras Damas e primeira dama de Sinop, Ivone Latanzi da Costa, ocorre entre os dias 13 e 14 de agosto, na Associação Mato-grossense dos Municípios e irá discutir a “Proteção Social e Combate a Miséria”. Também estão na pauta assuntos relacionados à sustentabilidade como forma de melhorar a qualidade de vida das famílias, através do reaproveitamento de resíduos sólidos de madeiras.
A abertura do evento ocorre nesta terça-feira (13), às 19h, e contará com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que irá falar sobre o “Plano Viver sem Limites”, seguida do lançamento do Manual de Orientação “Destine parte de seu imposto de renda ao Fundo Criança e Adolescente do seu Município”.
Segundo Ivone “o intuito do encontro é oferecer ferramentas para que os gestores sociais desenvolvam trabalhos voltados à proteção e aos conhecimentos que irão aprimorar os serviços ofertados pela área social dos 141 municípios do estado”, destacou.
A coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Dilair Savi, parabenizou a presidente da Associação pela iniciativa de discutir um tema que ainda aflige milhares de pessoas. De acordo com Dilair, o assunto é totalmente ligado à Sala da Mulher, tendo em vista que o núcleo se tornou o braço direito da Casa de Leis nas questões sociais. Vale ressaltar, que a Sala da Mulher é uma forte aliada do evento que trás à tona os meios possíveis e legais que culminem para a redução do índice de pobreza em Mato Grosso.
“A associação foi feliz na escolha do tema. É um assunto que merece destaque. Esperamos que esses dois dias de palestras resultem em ações concretas nos nossos municípios. A Sala da Mulher é parceira do evento e estamos sempre prontos para somar”, destacou a coordenadora, que estará presente ao evento juntamente com sua equipe,
PONTOS DE APOIO – Em Mato Grosso existem 174 Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) e 41 Centros de Referências Especializados em Assistência Social (CREAS). São locais que propiciam o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de serviços de proteção básica, além de oferecer atendimento às famílias e pessoas em situação de risco.
Tem direito a esse tipo de serviço, qualquer cidadão que tiver seus direitos violados ou ameaçados, a exemplo de pessoas que vivem em plena situação de abandono, violência física, psicológica ou sexual.
Também são parceiros do evento o Ministério de Direitos Humanos, Caixa Econômica Federal (CEF) – que na ocasião, vai falar sobre o crescimento do Estado através da habitação e o microcrédito produtivo destinado às famílias para compra de materiais, além de equipamentos para melhorar o negócio; Banco do Brasil, Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Correios, que na oportunidade vai falar sobre o “Exporta Fácil”, modalidade de exportação voltada aos artesãos
A programação completa do evento pode ser conferida através do endereço eletrônico: www.apdmmt.org.br (Com Assessoria)