quinta-feira, 21/11/2024
InícioSaúdeSaibam das Olheiras: por que elas aparecem e como tratá-las

Saibam das Olheiras: por que elas aparecem e como tratá-las

Apesar da principal causa das olheiras ser genética

Os olhos são a janela da alma. Refletem nossas principais emoções e é ali também que demonstramos o nosso cansaço, quando aparecem as olheiras. Essas marcas profundas na região com coloração escura são formadas pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior e provocam desconforto estético.

Por isso, muitas pessoas acabam usando vários tipos de cosméticos sem entender exatamente como esses ingredientes interagem com as olheiras ou buscam se esconder atrás de maquiagem para disfarçar. Mas para acabar de vez com o problema é preciso identificar a causa e tratar adequadamente.

Apesar da principal causa das olheiras ser genética, os hábitos de vida e, principalmente as noites de sono, contam bastante. Por isso, desenvolver uma rotina saudável, evitar o estresse e proteger o rosto do sol diariamente são grandes aliados dos tratamentos disponíveis para eliminar esse mal.

É importante entender os tipos de olheiras para identificar melhor cada caso. Existem quatro causas e tipos de olheiras:

Olheira profunda ou estrutural: Geralmente genética, ocorre por falta de tecido na região, formando uma sombra na goteira lacrimal, o que deixa o aspecto de “olhos fundos”. Pessoas que emagrecem muito podem também apresentar esse tipo de olheira. A perda óssea decorrente do envelhecimento também acaba por deixar esse sulco mais pronunciado. O tratamento mais adequado para esses casos é o preenchimento com ácido hialurônico, que corrige a depressão na goteira lacrimal e deixa com aspecto bem natural.

Olheira com componente vascular: De coloração mais arroxeada, azulada ou avermelhada ocorre por um aumento da vascularização local ou por depósito de hemossiderina (um componente da degradação das hemácias). Piora com cansaço, com a alteração da circulação local e são mais visíveis quando a pele é muito fina, deixando os vasos dessa região mais aparentes. O tratamento mais indicado para esse tipo é realizado com lasers que atingem os vasos – Nd:YAG ou Dye Laser. Pode ser realizado preenchimento com ácido hialurônico em pacientes que tenham pele muito fina. Cremes com substâncias que ativem a circulação local, como cafeína, nodema, ginkgo biloba, também são indicados.


Olheira com componente pigmentar: De coloração mais castanha, ocorre por deposição de melanina na pele. Tem também tendência genética, mais frequente em pacientes com pele morena e é muito comum em pessas com rinite (alérgicos). O tratamento desse tipo de olheiras pode ser feito com cremes que possuam substâncias clareadoras como alfa arbutin, ácido tranexâmico, ácido tioglicólico e além disso podem ser feitos peelings seriados ou lasers que atingem o pigmento como a luz intensa pulsada, QSwitched Nd:YAG ou o laser de Picosegundos. Se houver flacidez da pele associada pode ser realizado laser de CO2 ou microagulhamento com radiofrequência local com drug delivery de substâncias clareadoras.

Olheira mista: Tipo mais comum de olheira, é uma combinação dos subtipos listados acima. Nesses casos a combinação de tratamentos é a melhor opção.

Para a prevenção de qualquer um dos tipos vale apostar no primeiro item básico da rotina: a higiene. Limpar a pele diariamente, quando acordar e antes de dormir e retirar sempre toda a maquiagem ajuda bastante já que o acúmulo de maquiagem aumenta a hiperpigmentação, além de obstruir os poros e desidratar a pele. Outro ponto importante para prevenir olheiras é não esquecer do uso diário da proteção solar que impede o surgimento de marcas escurecidas causadas pelo sol.

Se as olheiras aparecerem em um dia atípico, uma massagem local pode ajudar na drenagem linfática e uma compressa de gelo também melhora, já que estimula a contração dos vasos sanguíneos. 

Fonte: O Globo

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes