Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estarão disponíveis para consulta nesta sexta-feira (18). O estudante poderá conferir o próprio desempenho pela Página do Participante, com o número do CPF e senha de acesso (clique aqui para saber como recuperar a senha). Outra opção é o aplicativo Enem 2018, disponível para dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais iOS e Android.
Em março deste ano, o Inep deve divulgar os resultados dos treineiros e os espelhos de redação utilizados na correção dos textos dos candidatos. Antes disso, a nota do Enem já estará disponível para quem quiser concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior.
Próximos passos
Atualmente, os resultados do Enem são usados para o ingresso de estudantes em mais de 1,4 mil instituições educacionais no Brasil e outras 35 em Portugal (clique aqui para conferir as instituições portuguesas cadastradas). No Brasil, os programas que utilizam a nota do exame para avaliação são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Acompanhe abaixo as datas de inscrição.
Clique aqui para saber mais sobre cada um.
Edição de sucesso
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, apenas 29,2% dos mais de 5,5 milhões de estudantes inscritos não compareceram ao segundo dia de provas, o menor índice desde 2016. No primeiro dia de provas, somente 24,9% dos inscritos faltaram, o menor percentual desde 2009, quando o Enem passou a ser aplicado em dois dias. Ao fim desta edição, mais de 3,9 milhões de candidatos compareceram aos dois dias de exame.