O deputado estadual Ságuas Moraes assumiu nesta segunda-feira (07.05) o comando da Secretaria de Estado de Educação, no lugar de Luiz Antônio Pagot, que deixa o governo para tomar posse como diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura, cargo do Governo Federal. Três dos quatro secretários-adjuntos atuais da Seduc também serão substituídos.
O novo secretário foi empossado pelo governador em exercício, Silval Barbosa, em solenidade no Salão Nobre do Palácio Paiaguás. O evento foi prestigiado por representantes de outros poderes, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares estaduais e federais e reitores de universidades públicas e privadas.
Ságuas Moraes assume a pasta dando ênfase à necessidade de melhorar o resultado de Mato Grosso nos indicadores nacionais como, Saeb, Prova Brasil e Ideb, que medem a qualidade da educação no país.
O novo secretário disse que dará continuidade à recuperação da rede física, lembrando que mais de 400 escolas das 647 já foram reformadas pelo Governo Maggi. Falou também sobre o Plano Estadual de Educação, que já está na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
Nos seu plano de trabalho, o novo gestor tem como prioridade o concurso público, citou que dará celeridade aos processos de progressão e aposentadoria. Pretende ainda fortalecer a Educação do Campo, Indígena, Especial e de Jovens e Adultos das populações tradicionais e quilombolas.
A valorização e formação continuada dos trabalhadores, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) também foram pontos abordados por Ságuas Moraes.
“O desafio é grande, são 647 unidades escolares, aproximadamente 475 mil alunos e 28 mil trabalhadores. A rede é grande e complexa e a Educação é o maior serviço público prestado pelo Estado”, reiterou o novo secretário.
O governador em exercício deu boas vindas a Ságuas Moraes e agradeceu Pagot por todos os serviços prestados ao Estado e desejou sucesso para o novo cargo. “Tenho a convicção do seu sucesso, pela sua competência e força de ação”, afirmou.
Superação, dinamismo e entusiasmo para trabalhar de maneira obstinada. Esta foi a receita deixada por Luiz Antônio Pagot ao sucessor, lembrando que o trabalho é árduo, referindo-se à necessidade de melhorar os índices educacionais de Mato Grosso.
Pagot comandou a Seduc por quatro meses, desde o dia 1º de janeiro. Ele visitou cerca de 300 escolas em várias cidades e implantou o projeto SOS Escola, um trabalho realizado com 12 caminhões-oficina para atender pequenos reparos nas escolas da rede estadual, como vasos sanitários quebrados, portas estragadas, defeitos na eletricidade, entre outros. Mais de 298 unidades foram visitadas pelos caminhões SOS Escola.
Novos gestores – Ságuas Moraes é médico-pediatra, foi prefeito de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá) por dois mandatos e eleito deputado estadual em duas eleições. Junto com ele assumem três novos secretários-adjuntos da Seduc.
Na secretaria-adjunta de Política Educacional – a qual cabe planejar, executar, supervisionar e controlar as ações voltadas para a área curricular e pedagógica das escolas, sai a professora doutora Marta Maria Pontin Darsie e assume a também professora Rosa Neide Sandes de Almeida.
Na secretaria-adjunta Administrativa e Financeira, responsável pelo planejamento e a execução financeira da pasta, sai Yuri Bastos Jorge e assume Antônio Ioris.
A ex-deputada estadual e professora da rede pública, Vera Araújo será a nova secretária-adjunta Especial de Gestão de Pessoas, no lugar de Osvaldo Sobrinho.
Na secretaria-adjunta de Estrutura Escolar, que cuidará da rede física das escolas continua o ex- presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e ex-prefeito de Reserva do Cabaçal, Ezequiel Ângelo Fonseca.
O deputado federal Carlos Abicalil, presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, falou em nome da bancada federal e reforçou o compromisso de apoiar a Educação de Mato Grosso. Estavam presentes o senador Jaime Campos; os deputados federais, Valtenir Pereira; Eliene Lima e Neri Geller.
CIRLENE LOPES/Redação Secom -MT