De forma inédita em Mato Grosso, a rede de Supermercados Modelo IGA lança nesta quarta-feira (04), em Cuiabá, as sacolas oxi-biodegradáveis, uma versão das sacolas de compras menos agressiva ao meio ambiente. As sacolas fazem parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental “Modelo Responsável”, que também será lançado nesta quarta-feira e envolve um conjunto de projetos e ações planejadas e sistematizadas, com foco na sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, no âmbito da empresa.
Segundo o diretor de Marketing e Recursos Humanos do Modelo, Aldecir Magalhães, as sacolas oxi-biodegradáveis vão substituir progressivamente, em todas as lojas do Modelo, as sacolas de compra de plástico convencional. “A implantação das sacolas oxi-biodegradáveis, dentre as nossas diversas ações de responsabilidade socioambiental, é uma forma de reforçar a preocupação da empresa com o planeta e com a humanidade”.
As sacolas são constituídas pela resina d2w que quebra as moléculas do plástico e promove a aceleração da decomposição do material pela atuação da temperatura do sol, do vento e de outras variáveis naturais. Elas se desintegram num período de 6 a 18 meses, enquanto o plástico comum demora até 400 anos para se decompor totalmente.
Mesmo com diferenças em sua formação o produto final da sacola oxi-biodegradável continua a ter todas as propriedades do plástico tradicional, ou seja, resistência, transparência, propriedades de selagem, permeabilidade e impressão.
Conforme um dos responsáveis pelos projetos ambientais do Modelo, Eduardo Weber, sem dúvida a adoção das sacolas oxi-biodegradáveis é a mais provável solução do Modelo para o passivo ambiental gerado pelas empresas. “Temos a convicção que a nossa responsabilidade em combater a poluição não esta apenas dentro das unidades, mais sim, além das portas do supermercado” disse.
O Programa Modelo Responsável segue os conceitos e princípios do Instituto Ethos e IBASE. O Modelo estabeleceu sete compromissos que direcionam o programa. São eles: governança, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade, e governo e sociedade.