quinta-feira, 07/11/2024
InícioMundoRússia testa míssil balístico intercontinental com sucesso, segundo Ministério da Defesa

Rússia testa míssil balístico intercontinental com sucesso, segundo Ministério da Defesa

Lançamento foi realizado a partir de um submarino nuclear de quarta geração e é o primeiro após governo russo revogar sua ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares   

Rússia anunciou neste domingo, 5, que realizou com sucesso um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental capaz de transportar ogivas nucleares, a partir de um submarino nuclear de quarta geração.  O lançamento do míssil Bulava, o primeiro em aproximadamente um ano, foi realizado logo após a Rússia revogar sua ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês). “O novo submarino nuclear estratégico Imperador Alexandre III disparou com sucesso o míssil balístico intercontinental Bulava” do mar Branco, informou o Ministério da Defesa russo em comunicado. O míssil atingiu seu alvo, localizado em um campo de teste na península de Kamchatka, no extremo leste russo, “no hora prevista”, acrescentou.

Com alcance de 8 mil quilômetros e comprimento de 12 metros, o Bulava (SS-NX-30 na classificação da Otan) pode ser equipado com dez ogivas nucleares. O submarino Imperador Alexandre III, da classe Borei, está equipado com 16 mísseis Bulava, segundo os militares russos.  Desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, altos funcionários russos ameaçaram em diversas ocasiões utilizar armas nucleares, embora em outras, Putin tenha demonstrado cautela a este respeito. Moscou implantou armas nucleares táticas em Belarus, o seu aliado mais próximo, no verão de 2023.

*Com informações da agência AFP-JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes