A Rússia criou três divisões militares para combater a expansão planejada das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto de suas fronteiras, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nesta quarta-feira.
Duas divisões militares serão deslocadas no Distrito Militar Oeste e mais uma ao sul do país para conter a pressão crescente da Otan perto da Rússia.
Moscou ameaçou que irá responder se a Otan reforçar a presença dos seus soldados ao longo da fronteira com a Rússia. Autoridades ocidentais disseram que a aliança vai enviar quatro batalhões – cerca de 4.000 tropas – à Polônia e aos clubes de campo bálticos ex-soviéticos.
A Rússia vem alertando diversas vezes para o perigo da intensificação da presença militar da Otan ao longo das suas fronteiras.
O Pentágono disse que o novo envio de tropas da Otan são em resposta aos exercícios militares "provocadores" da Rússia ao longo das fronteiras com os membros da sua aliança. A Rússia, por sua vez, diz que seus exercícios militares – mais de 1.000 desde dezembro – são, em parte, resultado do aumento das tropas da Otan ao longo das fronteiras.
EstadãoIG