Iniciativa do Instituto Futebol de Rua atenderá 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Mato Grosso
A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, em parceria com o Instituto Futebol de Rua, lançou nos municípios de Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, o projeto “Futebol de Rua pela Educação”. A iniciativa sem fins lucrativos busca fomentar o desenvolvimento humano por meio do esporte. O projeto terá atividades regulares nos períodos da manhã e tarde, atendendo cerca de 200 crianças e adolescentes (entre 7 e 13 anos) em situação de vulnerabilidade.
Fundado em 2006, o projeto já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes nas mais diversas regiões do país. Com uma metodologia exclusiva, as atividades são focadas em práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais com foco na formação de cidadãos seja na quadra, na escola ou na rua.
De acordo com Vinícius Roder Corrêa, especialista de relações governamentais da Rumo, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde foram escolhidos por representar o ponto de partida e o destino da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, cujas obras foram iniciadas em novembro do ano passado. “Foi emocionante participar do lançamento do projeto. Estamos agindo na base da sociedade atendendo crianças e contribuindo para a educação. É fundamental estreitar laços com projetos sociais nas cidades que serão atendidas pela parceria”,
Em Rondonópolis, as atividades são realizadas na escola municipal Firmício Alves Barreto. Neste primeiro mês de atividades, a diretora Silbeny Lima Alves Cirino, destacou a receptividade dos alunos com a iniciativa. “As crianças estão muito felizes e apresentaram melhora no rendimento e na participação nas salas de aula”. Outro fator ressaltado pela diretora é o trabalho conjunto que o educador físico e a pedagoga desenvolvem com atividades esportivas e sociais.
Em Lucas do Rio Verde, o prefeito Miguel Vaz enalteceu a parceria com a empresa. “Agradecemos a Rumo por contribuir com essa ação de cidadania mesmo antes da ferrovia chegar ao município. Isso mostra o comprometimento e a responsabilidade social que empresa tem com as cidades onde atua”.
Futuro do projeto
Além dos municípios de Mato Grosso, a Rumo pretende ampliar o apoio ao Instituto Futebol de Rua em outras regiões do país. A empresa está em tratativas para viabilizar a ação em São Francisco do Sul (SC) e Cubatão (SP).
“É um projeto em sinergia com os propósitos da Rumo e que essencialmente promove a democratização do conhecimento”, afirma Daniely Andrade, gerente ESG da Rumo. “Nossos esforços estão concentrados em ampliar parcerias que contribuam para a formação dos jovens e adolescentes”.
Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação, explica o objetivo da instituição. “Nessa parceria com a Rumo, nós temos a garantia ao esporte seguro e inclusivo. A educação formal e informal, bem como as questões socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento humano e a criação de vínculos sociais”.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.