O roubo de um cone de sinalização de trânsito, pertencente à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, foi flagrado por câmera de segurança na madrugada do dia 27 de novembro (quinta-feira), no cruzamento entre a Avenida Oito de Abril e a Rua Treze de Junho, no bairro Porto, às 3 horas.
O furto de cones já se tornou um problema regular nas grandes capitais do país e segundo a Secretaria de Trânsito, Cuiabá registra cerca de 200 a 300 roubos por ano, o que leva a um prejuízo anual entre R$18 mil e R$27 mil.
“O roubo dos nossos equipamentos é algo muito sério, pois o prejuízo financeiro é alto em longo prazo, além de terem sido comprados com o dinheiro do contribuinte. Quando uma infração desse tipo ocorre, todos sentirão no bolso”, afirma o secretário municipal de Trânsito, Antenor Figueiredo.
O flagrante da semana passada foi feito por um agente de trânsito através das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que capturou em vídeo toda a ação de duas pessoas. O boletim de ocorrência foi realizado na tarde do dia 28 (sexta-feira) e a Polícia Civil já deu início às investigações.
Caso os infratores sejam encontrados, a punição pelo crime de furto contra o patrimônio, conforme o Art. 155 do Código Penal, pode ser de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
“Esta é a primeira vez que flagramos uma ocorrência dessa natureza com o auxílio de câmeras e o fato de termos alguns dos nossos agentes cedidos ao Ciosp contribuiu para que a infração fosse descoberta rapidamente”, revela o diretor de trânsito, Michel Diniz.
Dentre as consequências que norteiam este tipo de crime, Antenor Figueiredo também aponta que o maior dano está ligado à segurança da população nas vias públicas.
“Quando um aparelho de sinalização é furtado, a vida do cidadão é que corre risco. Os cones que colocamos nas vias públicas foram posicionados estrategicamente para facilitar o trânsito, sinalizar desvios ou bloqueios e quando é feita sua retirada indevida, a incidência de acidentes pode ser muito maior”, conta o secretário.
Câmeras de monitoramento
As câmeras de monitoramento de trânsito são bons auxiliares para deflagrar crimes contra o patrimônio público, afirma o secretário. Segundo Antenor, seu papel vai além de apenas acompanhar o fluxo nas vias públicas e o excesso de velocidade.
“É importante avaliar o papel das câmeras de monitoramento de forma geral. Todas aquelas que foram instaladas com os radares também podem capturar infrações desse gênero e facilitam a identificação dos responsáveis. Temos mais um aliado na segurança pública de Cuiabá”, conclui.