Os bandidos nem se preocuparam em esconder o rosto. Em cinco minutos três homens levaram R$ 8 mil em equipamentos de uma gráfica. A Polícia Militar só chegou ao local do crime uma hora depois do assalto. Com as imagens dos criminosos o proprietário achou que o caso fosse resolvido rápido, mas até agora as autoridades ainda não encontraram nenhuma pista dos marginais.
“A prova está aí. Tem a prova que eles estão roubando, tem a filmagem, tem as caras deles tudo direitinho, esperamos providência da polícia, que ela possa agir”, disse Isrrael Teixeira, dono da gráfica.
Apesar das críticas do comerciante a Polícia Militar registrou uma leve queda no número de roubos este ano em Cuiabá. De janeiro a junho de 2007 foram 2.816 ocorrências desse tipo. No mesmo período de 2008 a polícia registrou 2.549 casos, um redução de 10,5%.
Segundo a polícia, a queda não é tímida. “Pelo crescimento populacional do nosso estado, ocasionado pela migração e pelo êxodo rural, você que essas pessoas que vem de fora vem tentar a vida em Mato Grosso, muitas vezes vão para o norte do estado e lá não dá certo, voltam para a capital e a parti daí vão morar na periferia, nesses bolsões de miséria, e com isso, traz o desemprego e também a violência”, disse o tenente coronel da Polícia Militar, José Robson de Souza.
Roubos aumentam em Várzea Grande
Enquanto a Polícia Militar comemora a redução no número de roubos em Cuiabá, do outro lado da ponte os moradores de Várzea Grande estão preocupados com a segurança. É que a mesma pesquisa revelou um aumento de 6,5% no número de roubo na cidade, de janeiro a junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Este ano a polícia atendeu a 179 casos de roubo no município. A comandante adjunto da Polícia Militar disse que irá reforçar o policiamento em Várzea Grande.
“A nossa companhia de operações especiais, juntamente com a Rotan e o Coe já se deslocaram para Várzea Grande, fazendo uma operação não só na área central, mas também nos bairros periféricos, onde pelas nossas estatísticas apontaram maior número de ocorrências de roubos e furtos”, disse a coronel Lílian Tereza de Lima, comandante adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso.
TVCA