domingo, 22/12/2024
InícioCidadeRoseli Barbosa fala das vantagens do programa Brasil sem Miséria em MT

Roseli Barbosa fala das vantagens do programa Brasil sem Miséria em MT

A primeira Dama do estado Roseli Barbosa, secretária de Estado de Trabalho e assistência social (SETAS), Disse para o altnoticías que ainda neste mês de setembro estará recebendo em Cuiabá, a Presidente Dilma Rousseff, que escolheu entre as cidades da região Centro Oeste está capital para fazer o lançamento do plano Brasil sem Miséria.
Roseli ainda não tem data definida para receber a Presidente Dilma, mas acredita que o mais importante e saber que Mato-Grosso é visto com bons olhos pelo governo federal para o lançamento desse plano tão importante para a classe menos favorecida.

De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o plano é uma ação do País inteiro fazendo “faxina” contra a pobreza extrema. Ela destacou que poderia parecer uma contradição estar na região Sudeste, a mais rica do País, dialogando sobre miséria. Mas lembrou que cerca de 2,7 milhões de brasileiros dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo vivem com menos de R$ 70 por mês.
Na região, 79% da população mais pobre vive em áreas urbanas, motivo pelo qual o governo federal, em parceria com os estados e municípios, priorizou no local três frentes de atuação do Plano Brasil Sem Miséria: localizar e cadastrar a população que ainda não recebe benefícios sociais; complementar o Bolsa Família e atuar na qualificação profissional e geração de emprego.

Busca ativa e agricultura familiar
Durante o evento foi também assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). O objetivo é que as concessionárias apoiem o Brasil Sem Miséria na divulgação de informações e na localização de famílias de baixa renda que ainda não acessam os benefícios para que elas possam ser incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

O governo brasileiro firmou, além disso, parceria com as representações da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) dos quatro estados para compra de produtos de agricultores familiares. Atualmente, essas compras são feitas pelo MDS e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e os produtos são distribuídos a creches, escolas e entidades sócio assistenciais. A iniciativa privada também vai comprar artesanato, principalmente de associações de mulheres.

No Sudeste, o plano federal prevê ainda mais investimentos em Educação, ações de expansão da rede de ensino técnico, a instalação de 286 unidades básicas de Saúde e o aumento do número de Centros Especializados de Referência da Assistência Social (Creas), com a criação de 86 novas unidades. Na área de acesso aos serviços públicos, a meta do Brasil Sem Miséria é levar energia elétrica a mais de 11 mil famílias da região.

Ouçam na íntegra a primeira dama do estado Roseli Barbosa no link entrevista deste site. Da Redação: Parmenas Alt

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes