A coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, Roseli Barbosa, recebeu na tarde desta quarta-feira (28) o selo “Raça e Gênero”, conferido pela vice-prefeitura no lançamento da publicação do “Anais da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero”, realizada em 2005.
O selo foi a forma encontrada pelo Poder Público Municipal de reconhecer àqueles que desenvolveram ações de promoção à igualdade racial e de gênero. “A Dona Roseli, à frente da Sala da Mulher, tem desenvolvido uma série de ações sociais contribuindo sobremaneira com o sucesso de políticas afirmativas por Mato Grosso. Por dois anos consecutivos ela nos deu todo apoio a realização da “Agenda Única”, durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, explicou a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença.
Segundo Jacy, durante os 45 dias da Agenda Única de 2006, uma série de workshop”s, seminários e colóquios marcarão os trabalhos da sociedade mato-grossense em prol da valorização da mulher e contra a desigualdade racial. “Nossa alegria e satisfação são imensas por receber esse selo e entregar a Sala da Mulher esse diploma. Estivemos por dois anos ao lado da Vice-Prefeitura desenvolvendo a Agenda Única, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, onde visitamos o presídio feminino, a Casa da Amparo, Associações de Mulheres, enfim, dando suporte e discutindo junto com elas os valores e o papel da mulher na sociedade moderna”, explicou Roseli Barbosa.
Para ela, o reconhecimento dessas ações fortalece o objetivo principal da Sala da Mulher que é promover ações voltadas ao combate da desigualdade e que permitam o acesso das minorias aos direitos civis, políticos e sociais garantindo a plena cidadania. “As esposas dos deputados se uniram com o intuito de discutir e aplicar políticas públicas que fossem capazes de diminuir as diferenças sociais entre jovens, idosos, menores carentes, negros e principalmente às mulheres”, ressaltou a coordenadora.
O evento aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso e reuniu centenas de pessoas, entre representantes das entidades participantes, empresas e instituições que foram homenageadas pela Vice-Prefeitura de Cuiabá. Ao todo 90 parceiros e receberam o diploma, 34 escolas municipais, e nove pessoas foram agraciadas com o selo. “O que queremos é além de reconhecer o serviço prestado, buscar com isso uma nova concepção em Mato Grosso sobre integração entre raças, gêneros, segmentos, populações e culturas diferentes”, expôs Jacy Proença. A vice-prefeita explica ainda que a maior dificuldade na criação e execução de campanhas e eventos é a sensibilização da sociedade.
“O gratificante é reconhecer aqui em público que Mato Grosso é uma exceção à regra. Nos demais Estados sempre há uma dificuldade muito grande em sensibilizar as pessoas, a sociedade em prol das questões sociais, mas aqui no Estado sempre tivemos as portas abertas e parceiros importantíssimos como é o caso, por exemplo, da Dona Roseli, homenageada aqui hoje, bem como de toda sociedade mato-grossense”, conclui Jacy.