“O imprevisto”, mais recente romance do escritor Eduardo Mahon, já tem data de lançamento marcada: o evento será no dia 3 de maio, quarta-feira, no Cine Teatro Cuiabá, e contará com debate da obra e show de Helvio Moraes.
que a escritora Cristina Campos fez a Mahon. “A Cristina me mandou uma notícia há uns dois anos. Um site noticiava que um sujeito foi preso por agredir uma cigana que previu esse fato. De imediato, respondi a ela que escreveria um romance com base no motivo”, contou o autor.
Na história, o personagem Ramiro Noronha está enclausurado em um antigo manicômio, de onde remoí um frenético monólogo que mistura realidade e imaginação. Segundo o autor, embora a ponte entre passado e futuro seja um tema contemporâneo, também está presente na produção clássica. “Veja o caso de Édipo. Ele foi avisado sobre o próprio futuro e, ao tentar evitá-lo, acaba condenado a cumprir uma profecia já revelada. A pergunta permanece viva nos ‘multiversos’ dos filmes atuais. Para cada movimento, há uma variação. Ora, ora… a literatura conhece a paráfrase desde sempre. Minha intenção é brincar com isso”.
O lançamento, além do show do Helvio Moraes, terá um bate-papo mediado pela escritora Marli Walker com as psicanalistas Adriana Rangel e Veline Simioni, ocasião em que debaterão o aspecto psicanalítico da personagem Ramiro Noronha. Apesar de o evento ser aberto ao público, o autor deixa claro que nada é previsível, e que o imprevisto pode acontecer a qualquer momento.
Sobre o autor
Carioca residente de Cuiabá, Eduardo Mahon é um dos autores mais prolíficos do estado. Atualmente conta com 27 livros publicados. Formado em Direito pela UFMT, é doutor em Estudos Literários pela UNEMAT e, também, imortal da Academia Mato-Grossense de Letras. Sua obra “Inclassificáveis” foi selecionada pelo Ministério da Educação, no PNLD Literário 2021.
Serviço
Lançamento do livro “O imprevisto”
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quando: 3 de maio, quarta-feira
Horário: 18h30