O futebol sem brilho e os quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro não tiram o otimismo do goleiro Rogério Ceni, capitão do São Paulo. “O time não encaixou este ano, não fez boas apresentações, mas ainda temos tempo para reagir e buscar os primeiros lugares”, disse o jogador, ainda no gramado da Vila Belmiro, após empate no clássico com o Santos.
Rogério demonstrou que está realmente preocupado com a situação do clube na competição, ao já saber que o Cruzeiro, que vinha de três vitórias seguidas, havia empatado com o Coritiba, no Paraná, por 1 a 1. “O resultado aqui até que não foi de todo ruim, porque eles [Cruzeiro] também empataram.” O time mineiro tem dez pontos.
O goleiro-artilheiro, que só marcou um gol na atual temporada, reconhece que o futebol apresentado pela equipe não tem agradado nem a torcida e muito menos os próprios jogadores. “Viemos de três anos fantásticos e é muito difícil que um time mantenha o mesmo nível sempre”, afirmou Rogério, referindo-se aos títulos paulista, da Libertadores e Mundial de 2005 e aos Brasileiros conquistados em 2006 e ano passado.
Rogério fez questão de elogiar a vontade dos companheiros, apesar da má fase pela qual o time passa. “É um time guerreiro, lutador, que briga o tempo todo.” Sobre os últimos lugares na classificação, o goleiro pondera. “Temos que reagir, pois a situação pode ficar delicada dentro de algumas rodadas. Ainda é muito cedo para pensarmos rebaixamento, mas nunca é bom ver o São Paulo nesta posição.”
Em quatro jogos, o atual bicampeão brasileiro soma apenas três pontos e ainda não venceu.
O volante Zé Luís, que terminou o jogo mancando por causa de uma lesão muscular na perna direita, apontou uma melhora no rendimento do time. “A equipe estava cabisbaixa por causa da eliminação da Libertadores, mas hoje [domingo] já se apresentou melhor e, tenho certeza, a tendência será voltar a ser forte como sempre”, disse o jogador, que festejou o fato de a equipe só voltar a campo no sábado, quando terá o Atlético-MG pela frente, no Morumbi. “Desta forma terei mais tempo e tranqüilidade para me recuperar.”
Richarlyson, expulso, vai desfalcar a equipe diante do Atlético-MG. O volante Hernanes, ausente do clássico por causa de dores no tornozelo, será reavaliado durante a semana.