Atualmente, Mato Grosso precisa de R$ 15 bilhões para investir e garantir que as rodovias estaduais atinjam o nível das estradas, que cortam Estados como São Paulo (SP) e Goiás (GO). Para avançar, umas estratégias que vem sendo analisadas é repassar para a iniciativa privada pelo menos cinco trechos em diferentes municípios do Estado. São cerca de 1.400 Km de rodovias.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, fazem parte do levantamento, a rodovia MT-010, entre o Distrito de Nossa Senhora da Guia (Cuiabá) e Rosário Oeste, a MT-235, de Nova Mutum a Sapezal, a MT-100, de Alto Taquari a divisa com Mato Grosso do Sul, a MT-130, de Paranatinga a Primavera do Leste, e a MT-320, entre Nova Santa Helena e Alta Floresta. O perímetro urbano da MT-010, que fica na capital, não será concessionado.
“A cada real que se deixa de gastar com manutenção e restauração, o Estado pode investir em novas rodovias”, avalia. “A concessão é um instrumento polêmico, principalmente, no início. Mas, depois da implantação, todos acabam se rendendo a estratégia”, acrescentou.
Conforme o titular da Sinfra, o estudo de viabilidade ainda está sendo feito e será levado para o governador Pedro Taques, que deverá decidir pela concessão ou não. “Mas, ainda neste ano deveremos conceder alguns desses trechos”, informou.
Duarte destaca que durante o atual governo, o Estado avançou muito e os motoristas percebem as melhorias que vêm ocorrendo nas rodovias estaduais. “Nós, já pavimentamos mais de 700 quilômetros em dois anos e recuperamos outros 700Km”, informou. “Quo assumimos o governo, Mato Grosso ocupava o último lugar no ranking de qualidade das rodovias estaduais no país. Nenhuma era considerada como ótima ou boa. Hoje, ocupamos o sexto lugar”, completou.
Hoje, Mato Grosso conta com mais de 10 mil quilômetros de MTs asfaltadas. Mas, faltam atingir outros 24 mil/km. Além das verbas oriundas do Fethab, o Governo também busca recursos federais. Semana passada, em Brasília, o Estado assinou contrato no valor de R$ 600 milhões para investimento em pontes e recuperação de rodovias asfaltadas.
AEROPORTOS – Na área de infraestrutura aeroportuária, Marcelo Duarte disse que Mato Grosso irá inaugurar um modelo novo de concessão no Brasil. Atendendo ao pedido do governador Pedro Taques, o Governo Federal autorizou, há cerca de um mês, a inclusão do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que atende a região metropolitana de Cuiabá, e mais quatro aeroportos regionais (Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis) no próximo leilão de concessão para iniciativa privada.
A concessão das unidades prevê investimentos bilionários no Estado. A intenção é garantir uma melhor qualidade de serviços prestados e mais tranquilidade aos passageiros.
Fonte:Diário de Cuiabá