O deputado Roberto França (PPS) apresentou um projeto de lei que institui a disciplina de informática na grade curricular das escolas da rede pública estadual de Mato Grosso. Para o deputado, o projeto visa capacitar estudantes para o mundo da tecnologia digital. “O mercado de trabalho globalizado exige uma constante modernização de seus profissionais. No estado, as coisas não são diferentes. O ensino da informática é, sem sombra de dúvida, uma necessidade dentro da atual realidade. Hoje, com o avanço na área de comunicação e a utilização cada vez maior da informática, a inclusão no currículo das escolas da disciplina, é fundamental”, ponderou.
França destacou a importância do acesso à informática nas escolas, que segundo ele, faz a diferença ao entrarem no mercado de trabalho. “Quero oportunizar os menos favorecidos o direito de terem a disciplina de computação. È sabido que atualmente a informática é tão importante quanto qualquer outra qualificação profissional.”, acrescentou ao comentar que aqueles que não têm o mínimo de contato com a área estão automaticamente condenados ao sub-emprego.
Consta no projeto, que no conteúdo programático da disciplina da informática estarão incluídos, os ensinos básico e avançado. Prevê também aulas teóricas e práticas, cujo grau de aprofundamento se dará conforme as séries do Ensino Médio. O deputado ressaltou ainda que o filho do trabalhador será sempre alguém que não terá condições de competir com aqueles que tiverem acesso à informática através de cursos particulares. Ele entende que devido o avanço tecnológico, o estudantes que não possui o curso, poderá ser naturalmente afastado do exigente mercado trabalho.
“Mato Grosso pode sair na frente, adotando nas escolas estaduais a obrigatoriedade da inclusão digital, beneficiando os estudantes e consequentemente a classe trabalhadora. È de extrema necessidade a adequação da grade curricular aos atuais tempos, onde o computador já faz parte do nosso cotidiano”, avaliou.