Pelas ações efetivadas e apoio aos delegados de Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), recebeu o Título de Sócio Benemérito da diretoria da Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia (Amdepol). A entrega foi feita neste sábado (10.12) durante o baile de gala realizado no salão de festa da entidade, em que o advogado Ricardo Monteiro também foi homenageado.
Na oportunidade, o presidente da entidade, Elias Daher, destacou que o estatuto da categoria prevê todo ano a homenagem às pessoas que trabalharam em benefício dos delegados. Argumentou que deputado Riva sempre foi um parlamentar que lutou pela categoria. “Riva é a pessoa mais indicada, pois sempre esteve do lado dos delegados de polícia”, declarou o presidente.
Para Daher, 2011 foi um ano de muito trabalho e que ainda o maior desafio é com relação ao número de pessoal, que hoje não atende a demanda. Segundo ele, aproximadamente 10 comarcas estão sem delegados. “O governo disse que todos os anos fará concurso para atingir a demanda. Sendo que hoje para amenizar o problema seriam necessários mais que o dobro de delegados que estão na ativa”.
Na ocasião, o deputado José Riva agradeceu a homenagem, que vem para reforçar ainda mais o seu compromisso com a categoria que, em sua opinião, tem grande relevância para Mato Grosso. “Os delegados podem contribuir muito com o nosso estado, pois têm uma visão estratégica. A segurança pública depende muito deles”.
Ainda conforme o parlamentar, a necessidade de aumentar o efetivo é a realmente a grande prioridade. “Precisamos de mais efetivos nas polícias Militar e na Judiciária Civil, inclusive, para a carreira de delegados. Até porque sediaremos a Copa em 2014 e a questão de segurança e saúde são duas áreas preocupantes. E hoje, muitas cidades estão sem delegados, havendo uma sobrecarga de trabalho. O governo Silval precisa fazer concurso”, ratificou.
Em Mato Grosso, são aproximadamente 300 delegados, sendo que apenas 198 estão na ativa. O presidente do Sindicado dos Delegados de Polícia de Mato Grosso, Dirceu Vicente Lino, também reforça a necessidade de aumentar o efetivo. “Hoje não temos condições de atender todas as demandas”, ressaltou.
Para ele, o deputado Riva nunca mediu esforços para atender a categoria. “É mais do que justa esta homenagem. A ação do deputado foi fundamental para a aprovação do estatuto da Polícia Judiciária Civil (PJC) e reestruturação salarial dos delegados”, concluiu Lino.