O deputado José Riva (PP) encaminhou ao presidente da República, Luiz Inácio ´Lula´ da Silva (PT), ao ministro da Educação, Fernando Haddad e à bancada federal mato-grossense um expediente oficial tratando da necessidade de criar e instalar a Universidade Federal do Norte Mato-grossense (UFNMT), com sede no município de Sinop. A proposta do parlamentar progressista foi apresentada à Assembléia Legislativa na sessão ordinária do dia 18 de setembro.
A faculdade de Ensino Superior objetiva atender uma demanda de 648.760 habitantes, num total de 40 municípios da região.
Riva justificou a urgência na tramitação da matéria tendo em vista o número de moradores que sofrem pelas dificuldades de acesso ao nível superior gratuito. Inúmeros jovens e adultos têm de se deslocar para Cuiabá ou outros Estados, segundo ele, para ingressarem nos cursos ofertados pelas universidades federais.
A educação é direito de todos, lembra Riva, porém a inversão de valor é peculiar no estado. “O que se observa, especialmente no Norte de Mato Grosso, é uma deficiência que frusta as esperanças e expectativas de milhares de pessoas que sonham com um diploma de nível superior, fatos que contribuem para o aumento do desemprego, queda na geração de renda, insatisfação pessoal por não conquistar a carreira de seus sonhos”.
Riva destaca que inúmeras atividades desenvolvidas na região exigem profissionais com formação superior e que são prejudicadas pela falta de mão-de-obra qualificada. Os municípios e o estado, via de regra, sofrem prejuízos.
Em um comparativo com outros estados Riva cita Minas Gerais que possui 07 universidades federais, quais sejam: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; UFU – Universidade Federal de Uberlândia; UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto; UFV – Universidade Federal de Viçosa; UFLA – Universidade Federal de Lavras; UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá; UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina.
“Resta-nos criar a expectativa da especial atenção do governo Federal no sentido de autorizar a criação e instalação da universidade federal do Norte de Mato Grosso, pois serão incontáveis os benefícios que a população deste Estado obterá. Vamos solicitar o empenho de nossa bancada no Congresso para apoiarem a iniciativa”, ressaltou Riva.