O deputado José Riva (PP) solicitou do governador Blairo Maggi (PR), para a comunidade Toca da Onça, uma ambulancia e construção de uma escola estadual. Localizada a 150 quilometros de Juara, a distancia impede o acesso a varios serviços, entre eles, vagas nas escolas da sede do municipio. Habitam na localidade aproximadamente 112 famílias.
Preocupados com a deficiencia local, os vereadores Benedita Maria de Oliveira “a Dita”, Carlos Nunes e Francisco Veltenio “o Chico do Indea” solicitaram o empenho do deputado Riva no sentido de viabilizar as reivindicações.
Segundo eles, a falta de um veiculo adequado para o transporte de pacientes é um tormento para as famílias carentes. “Os problemas de saude crescem constantemente e todas as vezes que é necessário atendimento médico de emergencia, a população utiliza veiculos de terceiros, onerando os custos de tratamento”, justificam.
“A grande maioria dos moradores da comunidade é formada por pessoas carentes que não tem condições de arcar com os custos do transporte até a sede do municipio”, observa Riva em seu expediente.
Relativo à escola, Riva invoca a o artigo 205 da Constituição Federal, que diz: “a educação é um direito de todos e dever do Estado e da familia. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura a todas as crianças e adolescentes o direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercicio da cidadania e qualificação para o trabalho. Traz também que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
“A unidade escolar irá atender a demanda e acesso para todos à educação, notadamente no que tange à falta de vagas entre a quinta e a oitava séries”, diz Riva.