Deputado José Riva (PP), apresentou projeto de lei na sessão ordinária que institui, no Estado de Mato Grosso, as Academias Esportivas Comunitárias. O objetivo é atender jovens, adultos e idosos de baixa renda, inicialmente, nos Municípios com população superior a cinqüenta mil habitantes.
Segundo a proposta do deputado Riva, semestralmente, os usuários das Academias deverão pagar uma taxa, devendo esta ter valor acessível à população de baixa renda.
O valor da taxa semestral, diretrizes e normas serão fixados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), igualmente responsável pela sua supervisão.
A medicina revela que o sedentarismo se caracteriza por uma ausência de sobrecargas para todo o sistema neuro-músculo-esquelético e metabólico, levando ao enfraquecimento progressivo de estruturas com funções biomecânicas e a alterações funcionais que estatisticamente se correlacionam com maior incidência ou gravidade de doenças.
“Além de auxiliar no desenvolvimento da pessoa e na redução dos riscos de futuras doenças, a atividade física exerce importantes efeitos psicossociais, principalmente em relação aos jovens, trazendo-os para as academias e ocupando-os com atividades saudáveis”, observa Riva e acrescenta: “A atividade física é um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos por meio de inúmeros benefícios”.
Cada vez mais a população apresenta problemas relacionados à falta de exercícios, especificamente a obesidade – doença associada ao sedentarismo. Esta é uma tendência que, segundo Riva, suscita a criação de programas que contribuam na prevenção da saúde dos mato-grossenses e brasileiros que aqui vivem.