O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) declarou durante sessão plenária que vai intermediar uma conversa com o Governo do Estado e os profissionais do sistema prisional de Mato Grosso, que estão em greve há três dias. “Considero que o movimento da categoria é legítimo e acredito no diálogo para que haja avanços nas negociações”, declarou o parlamentar.
Representantes da categoria estiveram durante esta tarde na Casa de Leis em uma manifestação com a presença aproximadamente 600 profissionais para buscar o apoio dos deputados. Eles reivindicam a aprovação da Lei Orgânica e reajuste na tabela salarial. Segundo a auxiliar e gestora em Segurança Pública, Heroísa de Melo, a classe solicita aumento do salário inicial de R$ 1.042 para R$ 1.580.
“Estamos há quatro anos lutando por esse reajuste, mas o governo só aceita negociar a legislação e dizem que só abrem diálogo com o fim da greve”, afirmou a servidora que trabalha na cadeia pública de Várzea Grande há 10 anos.
Além de Riva, a grande maioria dos parlamentares também declarou apoio à categoria. Em Mato Grosso, há 2,4 mil profissionais do Sistema Prisional entre auxiliares, técnicos e nível superior.