A reativação da Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur) ocorrida ontem quarta-feira (14) foi destacada pelo deputado estadual José Riva (PSD).
De acordo com o parlamentar, Mato Grosso tem grande potencial turístico, mas não explorou nem 5% da sua capacidade. “Não tenho dúvida de que o turismo é um grande gerador de emprego e renda. O Estado precisa fomentar e investir mais, oportunizando logística e infraestrutura para ampliar o setor. Mas, cabe a nós da classe política correr atrás desses recursos para que Mato Grosso explore esse potencial”, afirmou.
O evento de reativação da Amptur, que estava fora de atividade desde 1993, aconteceu durante assembléia geral na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Na oportunidade, o prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes (PSD), foi escolhido como o presidente com 49 votos. A chapa única intitulada “Um Novo Tempo Para o Turismo” tem como vice-presidente a prefeita de Sapezal, Ilma Grisoste (PSD) e como secretário-geral o prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (PMDB).
A diretoria da entidade ligada à AMM conta com 23 prefeitos de diferentes regiões do Estado. A Amptur é formada por prefeitos que representam os municípios com vocação turística, tendo como foco o desenvolvimento regional valorizando o patrimônio cultural e as belezas naturais de cada município. Entre as ações, está a divulgação dos produtos regionais no mercado do turismo emissivo e receptivo; integração com os órgãos oficiais e o trade turístico; ampliação das oportunidades sociais e econômicas, fomentando a atividade como forma de geração de emprego e renda para a população de cada município, além de ter a responsabilidade de orientar as administrações municipais em relação a execução de projetos que contribuem com o desenvolvimento econômico dos municípios.
Segundo o presidente da Amptur, Josair Lopes, a entidade será fundamental para alavancar o turismo de todos os municípios de Mato Grosso, buscando emendas federais e estaduais para ampliar o potencial turístico destas localidades. “Vamos fazer o inventário turístico de todos os municípios para termos um Raio-X do potencial de cada cidade. Também precisamos de maior divulgação do nosso turismo”.
Josair Lopes já esteve em contato com o governador Silval Barbosa (PMDB) e com o secretário de Estado de Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, para debater sobre a ampliação do setor.
Para o presidente da AMM, com a dimensão territorial de Mato Grosso, a Amptur tem a possibilidade de desenvolver o turismo regionalmente. “A entidade retoma os trabalhos para somar e apresentar resultados em um período de preparação para a Copa do Mundo, evento onde o turismo é fundamental.
A deputada estadual Teté Bezerra (PMDB), que foi titular da Sedtur até maio deste ano, afirmou que a reativação da Amptur vai ao encontro da política nacional de regionalização do turismo. “É importante esse diagnóstico destes pontos turísticos que podem se desenvolver, analisando o que podemos considerar como atrativo turístico e o que precisa para ser explorado. O turismo é uma alternativa econômica, gera emprego e renda e enfrenta as desigualdades sociais. Também podemos detectar os roteiros integrados nas cidades próximas”, avaliou.