Cuiabá passa por um processo de transformação na mobilidade urbana com as inaugurações das obras executadas para preparar a capital do Estado para a Copa do Mundo do próximo ano. Durante a inauguração do viaduto do bairro Despraiado, na av. Miguel Sutil. O deputado estadual José Riva (PSD) lembrou que a população mato-grossense é a principal beneficiada com as intervenções na infraestrutura da cidade.
De acordo com Riva, a inauguração do viaduto tem valor significativo em função de ser uma das principais obras de mobilidade urbana e ficará como legado para a sociedade.
“É uma obra extremamente importante. Temos um caminho longo a percorrer e o coroamento de tudo isso é o VLT. A Assembleia Legislativa se orgulha de ter papel importante nesse momento histórico para Mato Grosso”, afirmou o parlamentar.
Durante a sua fala, Riva contou que passava pelo viaduto diariamente para acompanhar a evolução da obra e lembrou a importância do planejamento público. “Todos os dias passei por aqui para ver o andamento. Sem a Copa do Mundo, seria muito difícil intervenções de porte como essas acontecerem. Devemos agradecer a oportunidade e fazer uma reflexão, pois se passamos por um período de estrangulamento na infraestrutura, se sofremos por falta de logística, é porque o planejamento falhou. Então, precisamos saber planejar esse Estado para que as futuras gerações sofram menos e não paguem o preço que estamos pagando, pois não podemos cometer os mesmos erros do passado. É preciso pensar no Mato Grosso de amanhã”, afirmou.
Riva também citou o diálogo de duas pessoas no avião durante viagem de retorno a Cuiabá na tarde desta segunda-feira. “Um moço dizia que a capital estava um caos. Já a senhora analisou que o ser humano é complicado, pois a cada dia que passa, estamos mais próximos de levar melhorias para a população. O momento de dificuldade no trânsito vai passar”, comentou.
O parlamentar também aproveitou a solenidade para fazer cobrança pública à CAB Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgoto. Riva revelou que conversou com engenheiros responsáveis pela obra da trincheira do Santa Rosa e recebeu a informação de que o atraso na intervenção ocorre por conta da concessionária. “A Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá devem agir naquela obra que é importante para a cidade”, cobrou.
Líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da comissão de acompanhamento das obras da Copa do Poder Legislativo, Jota Barreto (PR), afirmou que nasce uma nova Cuiabá a partir das intervenções que estão sendo feitas na cidade. “Todos os poderes estão de parabéns, principalmente o Executivo e Legislativo que apostaram e tiveram coragem e determinação para enfrentar todo tipo de dificuldade. Estou feliz como deputado e como companheiro que acompanhou e apoiou a modernização. As obras estão transformando Cuiabá em uma capital moderna”, disse.
VIADUTO – A obra dará fluidez ao trânsito na Perimetral. Com 325 metros de comprimento, a edificação possui nove metros de altura e tem quatro faixas no total, além de rotatória embaixo do elevado. Batizado com o nome de “Engenheiro Domingos Iglesias Valério”, o viaduto foi construído em convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com custo total de R$ 18,9 milhões.
O governador Silval Barbosa agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa, governo federal e bancada federal de Mato Grosso para a execução das obras da Copa do Mundo. “Essa é mais uma obra de uma série de intervenções que serão inauguradas para facilitar o acesso da população nas vias da cidade. Com certeza, vamos deixar o estado melhor do que quando assumimos, pois estamos com os olhos voltados para as futuras gerações”.
O chefe do executivo também anunciou a realização de convênio com os municípios para distribuir 5 milhões de litros de óleo diesel para a pavimentação das rodovias, que era uma cobrança frequente dos deputados estatuais. “Junto com a Assembleia Legislativa, vamos encaminhar esse óleo diesel para a recuperação das estradas emergenciais. Os deputados nos cobravam sempre e achamos importante fazer esse trabalho”.
Secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, disse que o Governo Federal é aliado do Estado e a série de obras que estão sendo inauguradas em Mato Grosso evidenciam essa parceria.