O primeiro-secretário da AL, deputado José Riva (PP), apresentou um projeto de lei que proíbe a comercialização da substância Brometo de Methila,gás venenoso e letal, comprovadamente nociva ao meio ambiente e que contribui à destruição da Camada de Ozônio- hoje utilizado como agrotóxicos nas lavouras.
Riva destacou ainda o fato de que os vazilhames do produto são descartados às margens das estradas de Mato Grosso.
Riva complementou dizendo sobre as queimadas criminosas que ocorrem no estado e que tem colocado Mato Grosso em situação de calamidade pública com reconhecimento nacional. As queimadas urbanas também foram citadas pelo parlamentar como nocivas.
Para o parlamentar falta conscientização de algumas pessoas, tendo em vista a qualidade de vida do cidadão.
Em relção à conscientização do cidadão, o parlamentar sugeriu que as escolas públicas parem um dia letivo para proferir palestras que demonstram a real situação do meio ambiente e as alternativas para acabar com a degradação.
Em relação à CPI da Sema, o parlamentar fez questão de ressaltar que a comissão vai averiguar todos os que estiverem envolvidos com as queimadas criminosas.
O parlamentar Carlos Avalone (PSDB) destacou que o estado não tem um projeto ambiental, sequer uma política de preservação do meio ambiente.