O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, fez oito indicações para melhorias infraestruturais e pedagógicas do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso no município de Juara (localizado a aproximadamente 640 km de Cuiabá). Hoje, apenas 270 alunos estudam no único curso de Pedagogia.
Sempre defensor de uma Educação Superior de qualidade, a luta de Riva por avanços nas unidades universitárias é constante. Entre elas, o parlamentar pediu a implantação de novos cursos como Direito, Engenharia Florestal, Agronomia, Educação Física, Biologia, Química, Física, Matemática e Geografia.
De acordo com o deputado, o índice de jovens e adultos que pretendem ingressar na universidade cresce a cada dia. Argumentou que os cursos listados são de interesse da população local. “Juara, em pleno desenvolvimento, recebe cada vez mais novos moradores e, com isso, cresce a demanda pelo ensino superior”.
Riva solicitou ainda programas de pós-graduação Latu Sensu e Strito Sensu, ou seja, especialização e mestrado para a Unemat de Juara. “Com a ampliação educacional do campus na área de pós-graduação, o Estado irá injetar na sociedade mão-de-obra qualificada, podendo elevar o índice de qualificação profissional, ao tempo que ingressar jovens capacitados ao mercado de trabalho”.
INFRAESTRUTURA – Na área de infraestrutura, Riva indicou a necessidade de viabilizar a iluminação das vias que dão acesso ao campus. Segundo ele, a falta de iluminação das ruas e avenidas em questão vem causando insegurança às pessoas que ali trafegam, já que há vários acidentes devido a pouca visibilidade. O deputado pediu ainda um ônibus para atender os universitários. “A aquisição do pleito para o campus irá melhorar significativamente o ensino na região, pois dará aos acadêmicos daquele campus, condições de participarem de todos os programas e cursos desenvolvidos pela Universidade”. A implantação de moradias estudantis no campus foi mais uma solicitação do parlamentar.
AUTONOMIA – Outra indicação apresentada é a necessidade de efetivar a autonomia financeira do campus Universitário. O deputado afirma a unidade de Juara sofre com a centralização financeira na sede administrativa em Cáceres. Conforme o deputado, o estado de Mato Grosso possui um dos piores índices do Ensino Superior, gerando sérias preocupações para a qualificação profissional mato-grossense. “A proposta visa garantir meio de viabilizar a autonomia financeira do campus, com a imediata instalação imediata do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan)”.
PARCERIAS – Outra reivindicação apresentada é a necessidade de firmar parcerias institucionais com o foco de promover a Educação Pública de qualidade. “Tal medida visa apoiar missões de estudos – deslocamento de estudantes na modalidade graduação – a fim de desenvolver atividades letivas e de pesquisa na área de interesse do curso, por período estipulado. Os bancos universitários são a porta para um mundo de oportunidades, capazes de mudar a vida de centenas de jovens e a educação pública é um degrau deste processo”. Por fim, o deputado Riva indicou a necessidade de incentivar e promover ações em conjunto com a Unemat para desenvolver conhecimento científico, tecnológico e pedagógico para uma universidade pública de qualidade.