O projeto Ribeirinho Cidadão segue fechando parcerias para sua nona edição. Nesta semana, representantes do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Procuradoria-Geral Federal se reuniram com os coordenadores do projeto, Defensores Públicos Air Praieiro Alves e Munir Arfox e o juiz de direito José Antônio Bezerra Filho para discutir os detalhes de sua participação para esta edição, que acontece entre 12 e 29 de fevereiro de 2016.
As reuniões, realizadas na sede do Tribunal de Justiça do Estado, definiram a importância do trabalho de educação ambiental do projeto.
Na terça-feira (25), o encontro aconteceu com o coordenador do Juvam, Rodrigo Corbelino, que explicou como as atividades desenvolvidas pelo juizado, como o jogo infantil Rebojando, refletem esta característica do Ribeirinho Cidadão. “O trabalho de conscientização ambiental desenvolvido com as crianças ribeirinhas através do jogo Rebojando teve um resultado muito significativo. E por isso iremos repetir a ação, levando mais jogos para serem distribuídos nas comunidades e também cartilhas/gibi desenvolvidas para levar noções de educação ambiental e conservação do meio ambiente”, disse.
A atuação do Juvam se estenderá também com doações de 5.000 mudas de plantas nativas que serão entregues às comunidades visitadas pela expedição, objetivando a recuperação de beira dos rios da região, a exemplo de edições anteriores. Além disto, é prevista a entrega de centenas de óculos, adquiridos com a arrecadação proveniente das transações realizadas pelo próprio juizado em crimes ambientais.
Já na manhã da quarta-feira (25), a reunião contou com a presença do Superintendente Regional da Funasa, Francisco Holanildo Silva Lima, e o Procurador-geral Federal, Fabrício Lopes Oliveira. A atuação da Funasa acontecerá na área do saneamento básico, com a disponibilização de uma equipe de sete pessoas que acompanharão as duas etapas, fluvial e terrestre. “Vejo como uma ação de grande importância, principalmente pelo papel da Funasa, de colaborar com essa áreas especiais, onde estamos buscando estar mais presentes. O convite da Defensoria veio em boa hora”, avaliou Francisco Lima.
Já para o Procurador-Geral, Fabrício Lopes, o Ribeirinho Cidadão é uma “extraordinária articulação entre Defensoria, Tribunal de Justiça. Percebo um grande potencial para implementar políticas públicas que precisam ser otimizadas”.
Novos Parceiros
Além das parcerias firmadas esta semana, a nona edição do projeto também contará com o apoio de outras instituições. No lançamento do Ribeirinho Cidadão IX, o Governo do Estado declarou apoio irrestrito ao projeto, inclusive com aporte financeiro e a disponibilização de um helicóptero para acompanhar toda a equipe envolvida no que for preciso. Também já confirmaram presença na expedição a Receita Federal e o SESC Pantanal.
Assessoria de Imprensa