Os reservas do São Paulo foram neste domingo até Campinas enfrentar a Ponte Preta com a missão de manter a equipe na liderança do Campeonato Brasileiro. E foi o que eles fizeram com a vitória por 3 a 1 sobre a rival, de virada, em pleno Estádio Moisés Lucarelli.
O técnico Muricy Ramalho decidiu poupar os titulares visando a partida da próxima quarta-feira, contra o Chivas, no México, pela semifinal da Copa Libertadores.
A vitória deixou o time tricolor na ponta isolada da competição nacional, somando agora 29 pontos, quatro a mais que o vice-líder Cruzeiro.
A única equipe que pode encostar no São Paulo é o Internacional, que tem 24 pontos mas entra em campo ainda hoje, no Beira-Rio, diante do Botafogo.
Já a Ponte segue estacionada nos 14 pontos e está bastante ameaçada pelo fantasma do rebaixamento. O time aparece na 15ª posição, apenas dois pontos acima da zona de perigo.
O primeiro tempo foi movimentado, com o São Paulo tomando a iniciativa da partida. No entanto, quem abriu o placar foi o time campineiro.
Aos 8min, Luís Mário foi lançado na área e acabou derrubado por Rogério Ceni. Dois minutos depois, Tuto cobrou o pênalti e o goleiro são-paulino defendeu. No entanto, o juiz mandou voltar a cobrança alegando que Ceni se adiantou.
Aos 11min, após o protesto dos jogadores do São Paulo, Tuto foi para a nova cobrança. Ele bateu rasteiro, no canto direito do goleiro e tirou o primeiro zero do marcador.
O gol não abalou a confiança do São Paulo, que manteve o toque de bola e conseguiu conquistar o empate ainda na etapa inicial.
Aos 41min, o lateral-direito Ilsinho fez o cruzamento da ponta direita e Lenílson, de dentro da área, acertou lindo chute de primeira. A bola entrou no ângulo direito do goleiro Jean, que nada pôde fazer.
No segundo tempo, o time tricolor manteve o domínio territorial e alcançou o gol da virada em uma jogada de bola parada.
Aos 7min, após cobrança de escanteio da direita, a zaga da Ponte não conseguiu afastar e o zagueiro Alex Silva completou para o gol.
A Ponte encontrava bastante dificuldade para penetrar na defesa são-paulina. Em compensação, os comandados de Muricy Ramalho levavam perigo nos contra-ataques.
E foi justamente em uma jogada dessa que saiu o terceiro gol visitante. Aos 27min, Lenílson recebeu a bola dentro da área e girou com estilo. A bola ainda explodiu na trave esquerda de Jean antes de morrer no fundo do gol.
Com a tranqüila vantagem, a equipe do Morumbi tirou um pouco o “pé do acelerador” e administrou a posse de bola.
A Ponte Preta, por sua vez, tentava, em vão, diminuir o marcador e entrar novamente na partida.
Na próxima rodada do Brasileiro, o São Paulo faz o clássico contra o Santos, no domingo, no Estádio do Morumbi.
Já a Ponte vai até o ABC paulista enfrentar o São Caetano, no sábado, no Anacleto Campanella.