quinta-feira, 21/11/2024
InícioCidadeRequerimento de urgência especial não pode ser utilizado de forma indiscriminada

Requerimento de urgência especial não pode ser utilizado de forma indiscriminada

O vereador Lúdio Cabral (PT) afirmou que a decisão do Juiz Roberto Teixeira Seror que suspende a restrição do uso do passe livre em Cuiabá, traz uma lição positiva para o parlamento municipal, pois, mais do que garantir um direito da população, põe freio a utilização indiscriminada de requerimentos de urgência especial.

A “urgência especial” é um instrumento previsto no Regimento Interno da Câmara a ser utilizado em casos extremos que exijam a pronta apreciação de um projeto sob o risco do mesmo perder a eficácia. Na prática, de acordo com o vereador, esse instrumento vem sendo usado para manobras políticas.

“Por reiteradas vezes, constatamos que esse instrumento a ser aplicado em casos de emergências como calamidade pública, é usado como instrumento de manobra política do prefeito e seus aliados para aprovar projetos dos seus interesses que não beneficiam a população”, afirma Lúdio

Segundo ele, a liminar que anula a votação do projeto de lei que restringe o direito ao passe livre, traz um novo parâmetro de procedimento para Câmara de Vereadores. O que deve resultar em ganhos para população, ao limitar o risco das pessoas serem surpreendidas com leis e medidas votadas e aprovadas às pressas que lhes tragam prejuízos.

“Essa decisão do Juiz é elemento para uma reflexão profunda do parlamento municipal. Ela aponta para a iminente necessidade da Câmara obedecer aos dispositivos regimentais que pressupõe um debate amplo sobre todos os projetos que tramitam na casa, principalmente os do executivo”, aponta Lúdio.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes