O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se encontraram na tarde desta quarta-feira pela primeira vez após a absolvição de Renan. Os dois conversaram brevemente e não tiveram tempo para discutir nenhum tema específico, segundo informações do Planalto.
Renan chegou ao Planalto acompanhado do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), para participar ao lado de Lula da cerimônia de lançamento da Semana Nacional do Trânsito. Embora tenha havido uma sinalização de que Lula poderia falar com Renan depois da solenidade, uma conversa mais extensa não ocorreu. Renan preside nesta noite sessão no plenário do Senado
Hoje, Renan comentou que a possibilidade de união das denúncias contra ele no Conselho de Ética precisa respeitar a “legalidade”. A proposta foi defendida pelo PT e pelo Psol para aglutinar a tramitação das três representações que restam contra o senador. A proposta será votada na próxima semana. “Tem de observar a constituição e o regimento, tem de observar a legalidade”, disse o presidente do Senado.
Indagado sobre a preparação do Senado para enfrentar a “guerra” da votação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Senado, como tem acontecido na Câmara, o presidente Renan Calheiros respondeu que não é homem de guerra. “Guerra não, sou um homem de paz”, disse. Sobre o anúncio da oposição de obstruir as votações no Senado, Renan disse que “a obstrução é um caminho, mas não se pode obstruir por obstruir”. Segundo ele, é preciso avaliar os interesses da sociedade.
Reunião com Jobim
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, esteve nesta tarde com o presidente da República para formalizar a indicação de Solange Vieira para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Caso seja aprovado pelo presidente, o nome seguirá para o Congresso Nacional, para avaliação dos senadores.
O nome de Solange foi levantado pelo ministro Nelson Jobim devido ao seu perfil como economista, com experiência em regulação e em mercado. Estas seriam, para Jobim, carências a serem supridas no setor de aviação civil. A área de atuação específica de Solange deve ser definida posteriormente, embora Jobim tenha sinalizado na última terça-feira que ela assumiria a presidência da agência.