quinta-feira, 07/11/2024
InícioSaúdeRemédio à base de cogumelos pode tratar anorexia, sugere estudo

Remédio à base de cogumelos pode tratar anorexia, sugere estudo

A aposta é um remédio experimental à base de psilocibina…

Uma nova pesquisa mostra que um remédio feito à base de cogumelos alucinógenos pode funcionar para tratar a anorexia nervosa em mulheres. No distúrbio de imagem, a pessoa cria uma obsessão pela magreza que pode desencadear desnutrição e até a morte. Apesar da gravidade, ainda não existe medicamento direcionado para o tratamento da condição.


A aposta é um remédio experimental à base de psilocibina, extraída dos cogumelos do gênero Psilocybe. Os fungos têm potência alucinógena que parece ser efetiva para diminuir a ansiedade característica da anorexia ao aumentar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores associados ao prazer e ao humor.


Os efeitos positivos do tratamento foram publicados na revista Nature na segunda-feira (24/7). Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, reuniram dez mulheres selecionadas em um universo de 158 voluntárias. As dez tinham o diagnóstico de anorexia nervosa e todas receberam uma dose única de 25 mg de psilocibina.

Os resultados dos testes indicaram que as preocupações com o peso caíram significativamente já no primeiro dia após a ingestão da substância. A diminuição da angústia em relação ao peso corporal se manteve nos três meses seguintes ao uso da psilocibina.


Cinco das pacientes chegaram a engordar depois de usarem o remédio experimental, mas o ganho de peso não foi considerado suficiente. Os efeitos práticos de bem-estar precisam ser acompanhados, segundo os cientistas, por um programa de reeducação alimentar.

Não foram observados efeitos colaterais graves. Na realidade, nove participantes chegaram a pedir doses de reforço do medicamento. Ainda assim, os pesquisadores avaliam que é preciso testar outras doses, frequências de uso e outros públicos para determinar a eficácia da substância. 

Fonte: Metrópoles

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes