quinta-feira, 20/02/2025
InícioGeralRelógio do Juízo Final avança num momento de ‘profunda instabilidade global e...

Relógio do Juízo Final avança num momento de ‘profunda instabilidade global e tensão geopolítica’

Entre as ameaças existenciais mencionadas no comunicado publicado pelo Bulletin, estão: desinformaçãoextremos climáticos e escalada de conflitos (internos e internacionais).

  • A invasão russa na Ucrânia, a guerra no Sudão e no Congo, e o embate entre forças de Israel e do Hamas em Gaza são exemplos de conflitos que contribuíram para a alta taxa de mortalidade e instabilidade global;
  • Os últimos anos foram os mais quentes da história (o topo do pódio é de 2024 atualmente), com eventos climáticos extremos, como inundações e incêndios florestais, enquanto governos falham em tomar ações eficazes;
  • Outros perigos incluem desinformação, ameaças pandêmicas, estagnação em acordos nucleares, armas biológicas, cibertecnologias desreguladas e a erosão de direitos humanos.
  • O Relógio do Juízo Final avança num momento de profunda instabilidade global e tensão geopolítica. À medida que os ponteiros do relógio se aproximam cada vez mais da meia-noite, fazemos um apelo veemente a todos os líderes: agora é o momento de agir juntos! (…) Cada segundo conta.

    Juan Manuel Santos, presidente do The Elders, ex-presidente da Colômbia e laureado com o Prêmio Nobel da Paz, que participou do anúncio do Relógio do Juízo Final de 2025

  • O que é o Relógio do Juízo Final?

    Relógio do Juízo Final é um relógio simbólico que representa o quão perto a humanidade está da destruição do mundo. Ele foi criado em 1947 por um grupo de cientistas do Bulletin of the Atomic Scientists como um alerta sobre os perigos da guerra nuclear.

  • O relógio é atualizado anualmente e leva em consideração vários fatores, como:
    • Ameaças nucleares;
    • Mudanças climáticas;
    • Avanços tecnológicos;
    • Conflitos geopolíticos.

    Em 2023 e 2024, o relógio foi ajustado para 90 segundos para a meia-noite. Em 2025, passou para 89 segundos. Pode parecer pouco. Mas, como disse o Nobel da Paz Juan Manuel Santos: cada segundo conta.

Fonte:Olhar Digital

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes