Nem só de orações e cânticos religiosos foi feita a solenidade realizada neste domingo (06.05) – que marcou o início das comemorações aos 140 anos de Várzea Grande. Berrantes, índios, a tradicional rede de Limpo Grande e os pavilhões do estado e do município ganharam local de destaque na missa – que simbolizou, ainda, o término da 115ª Festa de Nossa Senhora da Guia, iniciada em 13 de abril. Houve também, procissão com saída da Igreja de Nossa Senhora da Guia, rumo à Conferência de Nossa Senhora do Carmo.
Para o prefeito é sempre gratificante participar de um evento tão importante, como é a homenagem à Nossa Senhora da Guia, padroeira do município. Assim como nos anos anteriores, a Santa é a responsável pelas bênçãos iniciais ao aniversário da cidade. “Que Nossa Senhora da Guia continue protegendo todos nós e, também, nossa querida Várzea Grande”, completa a primeira-dama, Terezinha Domingos.
Durante a celebração, os devotos foram levados a pensar sobre o amor a si e ao próximo e, em especial, à terra de Couto Magalhães. Ao longo do ofertório, os símbolos sagrados – pão e vinho – estavam mesclados com símbolos da cultura regional (rede e berrantes). A visita do Papa Bento XVI ao Brasil foi lembrada com um estandarte que trazia sua imagem.
Após a celebração, os presentes puderam saborear pratos típicos da culinária local. Sorteios de prêmios, brincadeiras e show sertanejo alegram o início dos festejos a Várzea Grande.
Mais de 500 fiéis compareceram a festividade, entre eles o prefeito municipal, Murilo Domingos, o senador Jaime Campos, o procurador geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos, o ex- conselheiro Branco de Barros, o secretário municipal de Viação e Obras de Várzea Grande, Fernando Sé, a coordenadora da Casa de Artes, Fátima Sé e a ex-prefeita da cidade, Sarita Baracat.