A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, um dos símbolos da fé católica e um dos mais antigos patrimônios históricos de Várzea Grande, foi restaurada e entregue à comunidade, nesta quinta-feira (24.08), à noite. Fiéis assistiram à benção concedida pelo padre Pinheiro da Paróquia São Sebastião em comemoração à reabertura do templo e se emocionaram. “Eu esperei 40 anos para vê-la bonita desse jeito. Eu passava aqui em frente e deseja um dia vê-la reformada. Agradeço a Deus e às pessoas por esse novo templo”, disse a aposentada Olga Oliveira, 74 anos, moradora há 40 anos da comunidade da Passagem da Conceição.
“Queríamos dar este presente para Várzea Grande e para o Estado de Mato Grosso, a restauração da igreja, um dos maiores símbolos da cultura e do turismo regional, recuperado pelo Governo do Estado”, destacou o secretário de Estado de Cultura João Carlos Vicente Ferreira. “Também demos seqüência nesse trabalho, com a pavimentação de cinco mil metros de asfalto às ruas de Passagem da Conceição, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura”, declarou.
Representaram o prefeito de Várzea Grande, o secretário de Educação e Cultura, Elismar Bezerra e a assessora municipal de Cultura, Sônia Mazzeto. Já acostumados a admirar as belezas da cidade, também se disseram felizes com a devolução do patrimônio recuperado. “Estou muito grata, muito satisfeita. Quem puder visitar a Passagem irá voltar ao passado. É maravilhoso vê-la inteira”, comentou a assessora Sônia Mazzeto.
O interior da igreja impressiona, com luminárias restauradas, todo o telhado de madeira trocado, revestimentos das paredes revitalizados com a cor palha e azul e angelicais querubins em meio a nuvens e delicadas rosas azuis. “É uma emoção muito grande entrar aqui, ver o valor desse patrimônio do nosso município e a importância que as pessoas dão a ele”, disse o secretário, Elismar Bezerra.
Todo o trabalho de restauro durou pouco mais de dois meses, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. “A igreja é lugar de fé, conversão, encontro fraterno, que apontam valores da vida integral e sadia”, destacou o empresário local Paulo Lúcio, durante a solenidade. Paulo Lúcio é filho de pioneiros como a lendária “Sinhorinha”, e mantém um restaurante tradicional da comunidade.
HISTÓRIA – A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída no ano de 1910 e seu tombamento como Patrimônio Histórico de Várzea Grande ocorreu em 2001. Construída em Adobe, a capela apresenta características do final do século XIX em estilo colonial com molduras simples. Suas janelas e portas em madeira receberam o tom azul escuro na composição da reforma. Está localizada às margens do rio Cuiabá, no Distrito da Passagem da Conceição, que apesar do crescimento e desenvolvimento do município, ainda conserva as características tranqüilas do antigo povoado.