A regularização fundiária será o maior desafio para as administrações petistas até 2010. O assunto foi unanimidade entre os gestores petistas e militantes que participaram do décimo e último encontro regional neste semestre da agremiação, realizado pelo Diretório Estadual em Cuiabá. O encontro reuniu os municípios da Baixada Cuiabana e foi dirigido pelo presidente da sigla, o deputado federal Carlos Abicalil.
Para o deputado estadual Alexandre Cesar em Mato Grosso existem três grandes instrumentos voltados a reorientar a ocupação territorial que são o MT Legal, para corrigir os erros do passado, reflorestando áreas devastadas indevidamente, o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico que vai ordenar o uso do solo, e a regularização fundiária, que será reforçada pelo lançamento do programa do governo Lula “Terra Legal” e vai exigir um grande comprometimento entre as três esferas de governo, federal, estaduais e municipais.
Segundo o superintendente do Incra, William Sampaio, hoje a questão ambiental está cada vez mais indissociável da questão agrária e os gestores do PT tem o compromisso com as gerações futuras de buscar soluções conciliatórias para o desenvolvimento aliado à preservação.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dieter Metzner, disse que é fundamental aos petistas desenvolverem as ações do governo, das políticas públicas. “Não é apenas divulgar as políticas, mas trabalhar na implementação delas”, ressaltou.
Análise
O deputado federal Carlos Abicalil fez uma análise dos desafios enfrentados pelo PT ao longo do governo Lula e do cenário político para as eleições de 2010. “Lula é o maior líder do Hemisfério Sul. Temos que falar das nossas superações, comparar como o Brasil está hoje em relação ao contexto que pegamos em 2003 e apresentar um projeto para aprofundar as mudanças que estamos realizando no nosso país. É um cenário inovador para o PT, que está dialogando com os movimentos sociais e promovendo realizações sob a ótica da participação, da mobilização e da sensibilização social”, refletiu.
Já o deputado estadual Alexandre Cesar falou sobre os desafios que o governo Lula e o PT enfrentam hoje. “Existe a crise real, do desemprego e da recessão, que atinge os países centrais da economia mundial, com reflexos no mundo, e que o governo Lula vem enfrentando com responsabilidade, inclusive apontando caminhos para superação dessa, e existe a crise da retórica. Dos que torcem pelo `quanto pior melhor` para tentar desgastar a imagem de nosso governo. É a crise da urticária, da inveja”, disse.