Duas pessoas morreram vítimas da gripe H1N1 em Mato Grosso até a primeira quinzena do mês de maio de 2014, de acordo com um balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao total, foram contabilizados 12 casos da gripe causada pelo vírus influenza “A” neste ano no estado.
Conforme a secretaria, as duas mortes ocorreram na capital. Outros três casos de morte por gripe continuam sendo investigados em Cuiabá e em Rondonópolis, a 218 km da capital.
A orientação da Secretaria de Saúde para evitar a contaminação é higienizar frequentemente as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendado evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
As pessoas com suspeita de estar com a gripe “A” não deverão sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas). Aglomerações e ambientes fechados também devem ser evitados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Aconselha-se ainda a ingestão abundante de líquidos.
g1