quinta-feira, 07/11/2024
InícioAgronegócioRegiões agrícolas brasileiras puxam crescimento do PIB

Regiões agrícolas brasileiras puxam crescimento do PIB

Municípios que figuram na lista dos 100 maiores produtores do agronegócio brasileiro cresceram, em média, 9,81% entre 2014 e 2016. O dado é do levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que combina as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com as da Produção Agrícola Municipal (PAM), referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017.

Clique aqui para conferir os dados dos 100 maiores produtores agrícolas

Segundo o Mapa, esses municípios respondem por 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e por 27,5% do Valor Bruto da Produção (VBP Lavouras). Dados do IBGE sobre o PIB Municipal de mais de 5 mil municípios mostram, ainda, um “forte crescimento” nas principais regiões agrícolas: 82% dos municípios brasileiros classificados como os maiores produtores do agro cresceram, em média, 4,4% ao ano.

Entre os cinco primeiros da lista, apenas um não apresentou crescimento do PIB entre 2014 e 2016. Trata-se do município de São Desidério, na Bahia. “Nos estados da Bahia, Piauí e Maranhão, muito afetados pelas secas ocorridas nos últimos anos, a redução de safras foi muito forte, ocasionando redução do valor da produção”, afirmou o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, José Garcia Gasques. Confira os números dos principais produtores:

  • 1º – Sorriso (MT): +12,76%
  • 2º – Sapezal (MT): +22,84%
  • 3º – São Desidério (BA): -23,48%
  • 4º – Campo Novo do Parecis (MT): +18,59%
  • 5º – Rio Verde (GO): +6,19%

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes