O acesso à educação e qualificação profissional é uma das formas de ressocialização dentro do Sistema Prisional de Mato Grosso. 42 reeducandos do regime fechado da Cadeia Pública de Várzea Grande iniciaram um curso de pintura em parede oferecido pelo Senai, numa parceria com a Fundação Nova Chance (Funac), instituição ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) responsável pelo atendimento educacional, profissional e psicossocial dos reeducandos do Estado.
A qualificação deve encerrar no mês de maio, e para cada 20 horas de capacitação, os 42 reeducandos terão um dia a menos de pena remido. Ainda nesta segunda-feira, 130 alunos da 5ª a 8ª série e Ensino Médio da Cadeia Pública de Várzea Grande iniciaram o ano letivo.
Outras unidades prisionais de Cuiabá e do interior do Estado também ofertam cursos profissionalizantes aos reeducandos, além da educação que vai da alfabetização ao ensino médio, passando pelo ensino superior, como no caso do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).