Uma rede internacional de tráfico de menores procedentes da Nigéria foi desmantelada em diversos países da Europa e dos Estados Unidos, segundo anunciou, nesta quarta-feira, a Justiça da Holanda.
A operação, cujas investigações foram abertas há um ano, contou com a participação das Polícias de Holanda, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, França e Estados Unidos.
Treze pessoas foram detidas em várias cidades da Holanda -seis delas em Amsterdã- ao tempo que outras duas foram capturadas em Madrid; uma em Nova York; uma na Antuérpia (Bélgica); uma em Coventry (Inglaterra) e outra em Dublin.
A organização traficou durante anos um grande número de jovens nigerianas, fazendo-as passar por solicitantes de asilo.
As menores eram aliciadas com falsas promessas e, uma vez na Europa, eram forçadas a se prostituir.
Para viajar à Europa, as jovens recebiam dos traficantes documentação falsa de viagem, passagens de avião e instruções para pedir asilo tão logo chegassem ao aeroporto de Amsterdã.
A investigação identificou cerca de 140 menores de origem nigeriana que puderam entrar na Holanda após pedirem asilo, e depois foram enviadas a outros pontos do continente.
“Algumas foram encontradas durante a investigação, e várias foram localizadas se prostituindo na França, Itália e Espanha”, disse a Promotoria holandesa.
Os detidos na operação são acusados de tráfico de seres humanos, associação para o crime, falsificação de documentos de identidade e lavagem de dinheiro.
USeg