O objetivo é conscientizar e formar multiplicadores para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya
Por Jota Passarinho/Altnoticias
O grupo Pereira, dono da rede de supermercados Comper lançou nesta quinta-feira, 26 de janeiro, a campanha “Agente AntiMosquito”, que tem por objetivo conscientizar a população, além de formar multiplicadores para o enfrentamento e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
A campanha é realizada em parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, por meio dos Centros de Controle de Zoonoses dos municípios. A coordenadora da Unidade da capital, Alessandra da Costa Carvalho, frisa que a ideia é renovar as informações, muitas vezes com novos métodos de combate ao mosquito, para que a pessoas possam ajudar na tarefa de, se não acabar, pelo menos reduzir a incidência dessas doenças em Mato Grosso.
“Então é importante esse trabalho porque a gente acaba diagnosticando, detectando e apontando a todos os nossos colaboradores esses possíveis criadouros, e é isso que contribui para o combate ao mosquito, e por consequência, vai refletir na melhoria da saúde, com menos pessoas doentes”, enfatiza Alessandra.
A coordenadora destaca a importância da iniciativa e lembra que, com a união de todos é possível vencer a proliferação do mosquito transmissor. “A gente não consegue ir a lugar algum com as nossas estratégias de trabalho de prevenção, se não houver a colaboração da sociedade”, disse Alessandra que pede o engajamento da população nessa luta, haja vista, que segundo ela, os números da doença são preocupantes e há riscos de epidemia, tanto em Mato Grosso, como no Brasil, por isso, a importância das ações integradas, como essa, realizada pela rede Comper. “O grupo Pereira colabora e garante a divulgação das formas de controle e prevenção e isso é benéfico a todos”, disse a coordenadora.
Roseane Figueiredo Felix, representante do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande, conclama os munícipes várzea-grandenses a cuidar dos quintais, eliminar os possíveis criadouros e com isso, ajudar os órgãos de controle para juntos, fortalecer as ações de combate aos focos do mosquito. Ela pontua a importância do engajamento da iniciativa privada nessa árdua tarefa, “e principalmente de uma empresa tão conceituada como é o Comper, então a gente precisa ser unir mesmo, porque os casos de Dengue tem aumentado consideravelmente, e é preciso combate-la”, ressalta Roseane.
Já a gerente de Operações da rede Comper em Mato Grosso, Izilda Silva, disse que as ações realizadas ao longo de mais de 8 anos demonstram que a união de todos dão resultados satisfatórios, e reafirma o compromisso do grupo Pereira com as questões sociais. “E todo mundo precisa fazer a sua parte, não são só as prefeituras, não são somente os órgãos, e sim todos juntos, porque se o vizinho não cuidar do terreno dele o trabalho não surte o efeito esperado”, finaliza Izilda ao dizer são realizadas reuniões, palestras internas e distribuição de folhetos nas regiões onde estão localizadas as unidades da rede.
Da Redação do Altnotícias