A brasiliense Rebeca Gusmão entrou nesta quarta-feira para a história da natação brasileira. Ela quebrou o recorde sul-americano e pan-americano ao cravar o tempo 25s05 e faturar a medalha de ouro nos 50 metros livre, em prova disputada no Parque Aquático Maria Lenk.
Este é o terceiro ouro da natação brasileira e o oitavo do País no Pan. Nas piscinas, os brasileiros já haviam festejado com Thiago Pereira (400 metros medley) e a equipe do revezamento 4×200 m livre masculino. As outras medalhas douradas foram ganhas na ginástica (Diego Hypólito, por duas vezes, Jade Barbosa e Mosiah Rodrigues) e no tae kwon do (Diogo Silva).
“Precisei de uma força especial para disputar essa prova porque perdi na semana passada uma pessoa [seu sogro, Fernando] muito querida”, contou a nadadora após a conquista. “Essa pessoa tinha me dado muita força para chegar até aqui. A medalha de ouro é muito importante para mim.”
A medalha de prata acabou com a venezuelana Vanessa Garcia Vega, que fez o tempo de 25s22 – ela havia sido a melhor entre as atletas nas seletivas. Já o bronze foi para a porto-riquenha Vanessa Garcia Vega, que terminou a competição com 25s46.
Outra brasileira na disputa, Flavia Delaroli acabou em quarto lugar, com o tempo de 25s52 – tanto ela quanto Rebeca tem vaga garantida para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.