O Ministério da Educação (MEC) beneficiará 79 cidades brasileiras envolvidas com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. As prefeituras vão selecionar bolsistas para formação técnica em hospitalidade e lazer. Nos dois últimos meses de 2011, o governo federal investiu R$ 458 milhões do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parcerias com 23 instituições de ensino técnico e profissionalizante.
Em janeiro, o programa reabriu a oferta de bolsa-formação nas modalidades Pronatec na Copa. São oferecidos cursos técnicos de curta duração e de formação inicial e continuada (FIC).
Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são as cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo. Os estudantes que farão os cursos técnicos e os trabalhadores que passarão pelos de formação inicial e continuada serão selecionados pelas secretarias estaduais de Educação.
Os selecionados serão encaminhados às instituições responsáveis pelos cursos, como os institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets) e instituições do Sistema S.
Fonte:
Ministério da Educação