quinta-feira, 21/11/2024
InícioEsporteRaikkonen supera Massa, e Ferrari faz dobradinha no GP da França

Raikkonen supera Massa, e Ferrari faz dobradinha no GP da França

No primeiro confronto direto entre os dois pilotos da Ferrari na temporada, o finlandês Kimi Raikkonen levou a melhor sobre Felipe Massa e venceu o GP da França, oitava etapa do Mundial de F-1. Foi a primeira dobradinha da Ferrari neste ano e a segunda vitória de Raikkonen, que venceu também na Austrália.

A prova foi marcada pelo domínio da equipe italiana, que confirmou a boa expectativa de seus pilotos após os testes da semana passada, na Inglaterra. Na largada, Kimi Raikkonen superou Lewis Hamilton e ficou atrás apenas de Felipe Massa. O finlandês assumiu a ponta definitivamente na 47ª volta, após sua segunda parada nos boxes, e não permitiu uma aproximação do brasileiro nas voltas finais.

Vencedora das três provas anteriores –Mônaco, Canadá e Estados Unidos–, a McLaren não repetiu o domínio no circuito de Magny-Cours. Lewis Hamilton perdeu a segunda posição na largada e não conseguiu acompanhar o ritmo da Ferrari após sua primeira parada nos boxes, mas ainda assim terminou em terceiro, mantendo os 100% de presença no pódio.

Já Fernando Alonso, que largou em décimo, começou a prova mostrando arrojo e protagonizou a melhor disputa da corrida, contra o alemão Nick Heidfeld, na metade da prova. O espanhol cruzou a linha de chegada na sétima colocação

O polonês Robert Kubica, da BMW, voltou à categoria após o impressionante acidente que sofreu no GP do Canadá. Em seu retorno, o piloto ficou na quarta colocação, à frente de seu companheiro de equipe, Nick Heidfeld.

Rubens Barrichello, que estava otimista para a prova após o treino de classificação, fez uma corrida discreta. Enquanto seu companheiro de equipe, Jenson Button, fez os primeiros pontos da Honda na temporada, o brasileiro não foi além da 11ª colocação.

Passadas oito das 17 etapas, a liderança do campeonato continua com Lewis Hamilton, que soma 64 pontos. Fernando Alonso é o vice-líder, com 50, e Felipe Massa continua na terceira posição, com 47. Kimi Raikkonen, com os dez pontos conquistados na França, chega a 42. Os quatro venceram duas provas cada.

A F-1 volta à pista no próximo fim de semana, no circuito de Silverstone, para o GP da Inglaterra, nona etapa do Mundial.

A corrida

Felipe Massa conseguiu manter-se na primeira posição após largada e viu seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, passar Lewis Hamilton para assumir a segunda posição. Fernando Alonso, que largou na décima posição, aproveitou-se de um toque entre Jarno Trulli e Heikki Kovalainen para completar a primeira volta em oitavo.

Enquanto a Ferrari de Massa liderava com um bom ritmo de prova, com o companheiro Kimi Raikkonen em segundo, o bicampeão mundial Alonso se arriscava para ganhar posições nas primeiras voltas. O espanhol ultrapassou a Williams de Nico Rosberg e tentou fazer o mesmo com a BMW de Nick Heidfeld, mas levou o troco do alemão.

Os dois pilotos da McLaren entraram nos boxes praticamente juntos, na 16ª das 70 voltas da prova, para a primeira parada para reabastecimento e troca de pneus. Lewis Hamilton, que era o terceiro colocado, voltou em sétimo, atrás de Nico Rosberg, e perdeu tempo atrás do alemão.

Felipe Massa foi o primeiro entre os pilotos da Ferrari a parar nos boxes, na 19ª volta. O brasileiro voltou para a pista na segunda posição, atrás apenas de Kimi Raikkonen. O finlandês parou na 21ª volta, o que devolveu a liderança ao brasileiro.

Na 29ª volta, o holandês Christijan Albers, da Spyker, protagonizou uma cena curiosa. Ao sair do box após uma parada para reabastecimento, o piloto acelerou antes de a mangueira que coloca gasolina no tanque ter sido retirada pelos mecânicos. Como resultado, derrubou um membro da equipe, arrastou parte da mangueira pela saída dos boxes e abandonou a prova.

E foi também nos boxes, na 47ª volta, que o vencedor da prova se decidiu. Felipe Massa entrou antes de Kimi Raikkonen para a segunda parada, mas não conseguiu dar voltas rápidas em seu retorno à pista e, após seu pit stop, o finlandês voltou logo à frente do brasileiro.

Nas voltas finais, Massa não conseguiu diminuir a diferença para o companheiro, de um modo que permitisse uma tentativa de ultrapassagem.

Resultado do GP da França
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 70 voltas em 1h30min54s200
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 2s414
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 32s153
4. Robert Kubica (POL/BMW) – a 41s727
5. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 48s801
6. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – a 52s210
7. Fernando Alonso (ESP/McLaren) – a 56s516
8. Jenson Button (ING/Honda) – a 58s885
9. Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 1min08s505
10. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – a 1 volta
11. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 1 volta
12. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 1 volta
13. David Coulthard (ESC/Red Bull) – a 1 volta
14. Alexander Wurz (AUT/Williams) – a 1 volta
15. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – a 1 volta
16. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – a 2 voltas
17. Adrian Sutil (ALE/Spyker) – a 2 voltas

Não completaram
Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
Christijan Albers (HOL/Spyker)
Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
Jarno Trulli (ITA/Toyota)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes