Diferente do que aconteceu pela manhã, o segundo treino livre desta sexta-feira (9) viu muito mais ação na pista, mesmo diante da garoa que apareceu logo no início da sessão. Contudo, a fina chuva cessou e a pista da Turquia, palco da quinta etapa do Mundial neste final de semana, secou rapidamente.
Os carros foram à pista desde os primeiros minutos. E Kimi Raikkonen, que teve uma manhã bastante complicada, cravou 1min27s543 pouco antes da metade do treino e não foi mais incomodado.
Lewis Hamilton se recuperou de um primeiro treino discreto e roubou, no final na sessão, a segunda colocação de Felipe Massa, que caiu para terceiro. Porém, com a marca registrada ainda pela manhã, o brasileiro terminou o dia na frente no agregado dos tempos. Massa conseguiu 1min27s323, pouco mais de dois décimos mais rápido que o companheiro de Ferrari.
Já David Coulthard foi a grata surpresa do dia. O escocês da Red Bull conseguiu uma volta limpa e fechou na quarta posição, empurrando o finlandês Heikki Kovalainen para quinto, e o polonês Robert Kubica, da BMW, para sexto.
Jarno Trulli, mais uma vez, mostrou serviço com a Toyota e registrou a sétima colocação. Outro que teve desempenho acima do esperado foi Kazuki Nakajima. O piloto colocou a Williams no oitavo posto, à frente de Fernando Alonso.
A outra BMW apareceu somente em décimo, com Nick Heidfeld. Apesar dos erros e das escapadas terem diminuído durante a tarde, Mark Webber não conseguiu evitar o acidente na curva seis do traçado turco, que o obrigou a encerrar sua participação no restante da sessão. O incidente com o australiano provocou a única bandeira vermelha do treino.
Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet não conseguiram repetir o bom desempenho da manhã. O representante da Honda alcançou somente o 15º lugar, uma posição à frente de Piquet.
Giancarlo Fisichella, que assinalou um ótimo 14º tempo com a Force India, recebeu uma punição por ter deixado o pitlane antes de a pista ser liberada, ainda na primeira sessão. O italiano vai perder três colocações no grid de largada para etapa turca.
O terceiro treino livre acontece neste sábado, às 5h (horário de Brasília). Já a classificação está marcada para as 8h. Ambos terão transmissão em tempo real do Grande Prêmio.