Propaganda começou nesta sexta-feira (26) de Agosto
O horário eleitoral brasileiro começou nesta sexta-feira (26) no rádio e na televisão e, neste primeiro turno, segue até o dia 29 de setembro, contendo dois blocos de 25 minutos cada um. No segundo turno, a propaganda dura três semanas, começando dia 7 de outubro e encerrando dia 28 do mesmo mês.
QUAL O HORÁRIO DA PROPAGANDA ELEITORAL?
Na televisão, acontece das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Já no rádio, das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25.
Conforme a distribuição, nas terças, quintas e nos sábados são exibidos os programas dos candidatos à Presidência e à Câmara de Deputados; e nas segundas, quartas e sextas aparecem os candidatos ao governo do estado, ao Senado e às Assembleias estaduais.
Ao longo do dia, há ainda 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita a ser realizada através de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do partido político, federação ou coligação e distribuídas ao longo da programação entre as 5h e às 24h.
DIVISÃO DO TEMPO
A distribuição do tempo de propaganda ocorre de duas formas:
- 90% distribuído proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação para as eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem;
- 10% (dez por cento) distribuídos igualitariamente.
Distribuição do tempo dos candidatos à Presidência:
- Lula (PT) – 3 minutos e 39 segundos
- Jair Bolsonaro (PL) – 2 minutos e 38 segundos
- Simone Tebet (MDB) – 2 minutos e 20 segundos
- Soraya Thronicke (União Brasil) – 2 minutos e 10 segundos
- Ciro Gomes (PDT) – 52 segundos
- Roberto Jefferson (PTB) – 25 segundos
- Felipe d’Ávila (Novo) – 22 segundos